OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Por: Mayumi0212 • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.055 Palavras (9 Páginas) • 498 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II
OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Barcarena
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II
OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
ALUNO: Jéssica Mayumi Rebouças Hirata
RA: 1515698
ALUNO: Railce Ribeiro dos Santos
RA: 1515714
CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
1º SEMESTRE
Barcarena
2015
ÍNDICE
1. RESUMO 3
2. INTRODUÇÃO 4
3. DESENVOLVIMENTO 5
3.1 RECURSO MATERIAL EPATRIMONIAL..........................................................5
3.2 MATEMÁTICA APLICADA..................................................................................6
3.3 ECONOMIA E MERCADO.....................................................................................7
3.3.1 Panorama econômico/financeiro do Brasil e sua influência no mercado
das Micro e Pequenas Empresa (MPE)....................................................................7
3.3.2 impacto do “problema econômico” na organização.....................................7
3.3.3 A Macroeconomia e seus impactos na organização.......................................7
4. CONCLUSÃO 10
5. CITAÇÕES 11
6. REFERÊNCIA.......................................................................................................12
- RESUMO
Neste trabalho estamos apresentando a história de um vendedor de sucos naturais chamado Sérgio Rodrigues Junior, especificamente situado no município de Jales, no ramos a sete meses, sentiu a necessidade de melhorar e aumentar o seu empreendimento. Relacionando os dez mandamentos da boa administração e estabelecendo as relações com as teorias estudadas, analisamos a matéria Economia e Mercado que cuida da forma como o empreendedor deve encontrar o seu ponto de equilíbrio, bem como, “avaliar o que, quanto, como e para quem produzir” e dos conceitos de Recursos Materiais e Patrimoniais associada à Matemática Aplicada, para que o empreendedor saiba “o que, de quem, quando e quanto comprar”, proporcionando o desenvolvimento do raciocínio lógico e a habilidade para solucionar problemas.
Procurou orientações necessárias para obter conhecimentos necessários para um bom desenvolvimento de seu negócio no SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, consultoria pelo 0800, com todas as orientações fornecidas o Sr. Sérgio Rodrigues Junior aumentou suas vendas, entendendo que para alcançar a eficiência em seu negócio é necessário manter o fluxo produtivo atendendo a demanda do mercado ao mesmo tempo focado nos processos necessários para mantê-lo ativo, garantindo matéria prima para produzir e vender.
Palavras chaves: Economia, Crescimento e Organização.
- INTRODUÇÃO
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar, tem por objetivo destacar a importância da boa administração, analisando as necessidades de melhorar um empreendimento já existente, focando o comportamento da Economia em Mercado na qual o gestor deve ter uma boa visão para elaborar um bom planejamento financeiro, a necessidade de obter o controle financeiro das empresa utilizando a Matemática aplicada e tratamos também o desenvolvimento dos Recursos Materiais e Patrimoniais procurando menor desperdício e melhor qualidade de produto, assim aumentando o financeiro da empresa.
- DESENVOLVIMENTO
3.1 RECURSO MATERIAL E PATRIMONIAL
A boa administração desses recursos, fazem com que o empreendimento, seja ele qual for, possa ter o menor desperdício, uma melhor qualidade de produto, mantendo sempre organizada e alinhada à produção e gerando bons rendimentos promovendo de forma contínua, recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização. Tendo em vista os demais recursos que são indispensáveis para o bom funcionamento de uma organização, sendo eles os recursos humanos, financeiros e tecnológico.
O consultor do Sebrae, orientou o vendedor de sucos, a realizar controles básicos de seu empreendimento, como o monitoramento da cadeia de suprimento para depois melhorar as programações de compras.
Segundo Balou (1998), “a administração de materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque organizado, de modo que nunca falte algum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”
Podemos afirmar que para um melhor gerenciamento, a administração de matéria-prima, ajudará o vendedor de suco a organizar seu estoque e podendo ter uma visão ampla de quais, quanto e quando os materiais deve ser comprados, controlando o estoque de maneira que receba suprimentos adequadamente, desta forma o vendedor de suco pode obter controles certos de estoque, entrada e saída da empresa, e visualizando o capital e lucro.
Os benefícios adquiridos nas negociações devem ser o tipo “ganha-ganha”, de maneira que o resultado da negociação seja positiva para todos os envolvidos, adquirindo vantagens imediatas ou a longo prazo, verificando sempre o que será preferencial no ato da negociação, o preço, a qualidade ou o prazo. Dentre várias orientações que o Sr. Sérgio teve com a consultoria do Sebrae, uma delas foi comprar a fruta (matéria-prima) direto do produtor, para diminuir o custo.
- MATEMÁTICA APLICADA
A Matemática aplicada tem como propósito de desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade para solucionar problemas, ferramentas essas que se aplica em toda, ou qualquer departamento de uma organização, seja desde a área de produção, como a de qualidade, a de compras e financeira, focado em estratégicas para otimizar o seu processo.
...