OS MODELOS PEDAGÓGICOS
Por: Chris Carvalho • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 12.022 Palavras (49 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1]
Modelos Pedagógicos
PDTA
Bauru
2014
Modelos Pedagógicos
PDTA
Trabalho da disciplina Psicologia Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, Embasado nas teorias de Becker(2014) e Misukami(2013).
Bauru
2014
RESUMO
O trabalho que segue, foi desenvolvido com a finalidade de relacionar o livro ‘’A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir’’, com as abordagens de ensino. Que são conhecidas: abordagem tradicional, abordagem comportamental, abordagem humanista – Mizukami; sócio cultural, Paulo Freire; cognitiva, Piaget. Também é relacionado com o texto Freud e a educação, Inteligência Emocional e Inteligências Múltiplas.
O livro ‘’A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir’’ fala da experiência de Rubem Alves ao conhecer a Escola da Ponte, uma escola diferente, centrada no aluno, e que, assim como ele revelou sonhar, em suas teorias, uma escola que preza a liberdade de seus alunos, a singularidade de cada um. Lemos ainda, nesse livro, um depoimento de uma mãe de aluno e também professora da Escola, um texto de Pedro Barbas Albuquerque sobre o tema e uma entrevista do professor José Pacheco, em nome da Escola da Ponte.
Palavras-chave: abordagem, educação, ensino.
ABSTRACT
The work that follows was developed with the purpose of relating the book '' The school I always dreamed without imagining that there could be '' , with teaching approaches . That are known : the traditional approach, behavioral approach , humanistic approach - Mizukami ; sociocultural , Paulo Freire ; cognitive , Piaget . Is also related to the Freud text and education , Emotional Intelligence and Multiple Intelligences .
The book '' The school I always dreamed could exist without imagining that '' speaks from experience Rubem Alves to meet the Bridge School , a different school , student-centered , and that dream as he revealed in his theories , a school that cherishes freedom of their students , the uniqueness of each. We read further in this book, a testimonial from a mother of a student and also a teacher of the school, a text by Pedro Barbas Albuquerque on the topic and an interview of Professor Jose Pacheco on behalf of the Bridge School .
Keywords : approach , education , education.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos
2.1.1 Pedagogia diretiva e seu pressuposto epistemológico (Empirismo)
2.1.2 Pedagogia não diretiva e seu pressuposto epistemológico (Apriorismo)
2.1.3 Pedagogia relacional e seu pressuposto epistemológico
2.2 ABORDAGENS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
2.2.1 Tradicional
2.2.2 Comportamentalista
2.2.3 Abordagem Humanista
2.2.4 Socio-Cultural
2.2.5 Abordagem Cognitivista
2.2.6 Freud e a educação
2.2.7 Inteligências Emocionais
2.2.8 Inteligências Múltiplas
2.3 A escola com que sempre sonhei sem pensar que pudesse existir
3 CONCLUSÕES
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho apresentaremos o livro de Rubem Alves, ‘’A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir’’ como base para reflexão das teorias modelos pedagógicos e epistemológicos de Fernando Becker (2014), abordagens de ensino, Maria da Graças Mizukami (2013). Também os textos Freud e a Educação, Inteligência Emocional e Inteligências Múltiplas.
O primeiro modelo do qual nos fala Becker (2014) é a diretiva. Sua base epistemológica é o empirismo, ou seja, nesse modelo a relação entre aluno e professor é vertical, pois este acredita ser possuidor do conhecimento com o dever de transmiti-lo a seu aluno, tabula rasa. O segundo modelo é o não diretivo, e este se baseia na epistemologia apriorista. A relação professor aluno também pode ser vista como vertical, com a diferença de que quem detém agora o conhecimento, é o aluno, sendo o professor apenas um facilitador. O terceiro modelo é o relacional e sua epistemologia também é a relacional. Aqui, acredita-se na subjetividade do aluno e se considera o que este viveu e aprendeu antes da escola, a relação é, portanto, de troca.
...