OS RISCOS NA UTILIZAÇÃO DE EMPILHADEIRA
Por: Júnior Lima • 4/3/2018 • Trabalho acadêmico • 969 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - UNIDADE SUL
ALAILSON JÚNIOR
FLÁVIA SILVA
GILDASIO UILLER
RISCOS NA UTILIZAÇÃO DE EMPILHADEIRA
ILHÉUS - BA
2016
[pic 2]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - UNIDADE SUL
ALAILSON JÚNIOR
FLÁVIA SILVA
GILDASIO UILLER
RISCOS NA UTILIZAÇÃO DE EMPILHADEIRA
Projeto de Pesquisa do Curso Técnico em Segurança do Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Projeto de Pesquisa, para obtenção do grau Técnico.
Área de atuação: Segurança do Trabalho.
Docente: Ana Mathilde do Carmo.
ILHÉUS – BAHIA
2016
DEDICATÓRIA
Aos nossos pais.
Aos nossos colegas de curso.
À professora Ana Mathilde.
Aos docentes do SENAI envolvidos no desenvolvimento do curso.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente aos nossos pais, que estiveram sempre conosco, nos dando apoio e forças para continuar e prosseguir nessa jornada que está sendo este curso, nos passando total segurança para que nós não desistamos e nos mantenhamos convictos em direção as nossas realizações profissionais, em relação a este curso.
Agradecemos também aos docentes do SENAI envolvidos no desenvolvimento de curso, principalmente à professora Karina Ramos e Hermes Gonçalves pela forma na qual desenvolveram suas aulas e nos auxiliaram para sairmos desta instituição como bons profissionais capacitados e qualificados.
“Não há trabalho tão urgente e nem lazer tão importante, que não possa ser feito com segurança.”
Lordello
RESUMO
A meta principal desta pesquisa é instruir sobre como evitar ou minimizar riscos em tudo que envolva acidentes do trabalho ou doenças profissionais que venham causar dano ao colaborador ou ao maquinário, zelando pela integridade de todos que se envolvam nos processos produtivos na empresa, voltados para a utilização de empilhadeira. Garantir a segurança e assim proporcionar ao colaborador e ao operador de empilhadeira um melhor desenvolvimento das suas atividades em seu ambiente de trabalho. Está pesquisa traz a tona também os pontos que se tornam positivos de acordo com o bom manuseio e cuidado do equipamento e os pontos que são negativos que devem ser levados em conta por causa da não resolução de problemas que devem ser considerados risco na utilização deste equipamento. A conscientização aos colaboradores é uma das nossas metas no desenvolvimento da pesquisa, abordando opiniões de quem já tratou sobre o assunto e agregar com nossas informações as pesquisas anteriores.
Palavras-chave: segurança, empilhadeira, colaborador.
SUMÁRIO
1. TEMA 8
2. PROBLEMA 8
3. HIPOTÉSE 8
4. JUSTIFICATIVA 8
5. OBJETIVO GERAL 8
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
7. REFERENCIAL TEÓRICO 9
8. METODOLOGIA 9
9. CRONOGRAMA 10
10. RECURSOS 11
11. REFERÊNCIAS 12
12. ANEXOS 13
- TEMA
Riscos na utilização de empilhadeira.
- PROBLEMA
Quais são os riscos inerentes às atividades com empilhadeiras para o operador, o equipamento e os demais colaboradores?
- HIPOTÉSE
Dependendo da intensidade do acidente ou incidente, os danos que podem ser causados por irregularidades no uso de empilhadeira podem ocasionar riscos aos colaboradores, tanto o operador quantos os demais, e aos equipamentos. Podendo estes danos ser permanentes ou temporários.
- JUSTIFICATIVA
Está pesquisa ressalta a importância dos cuidados com os riscos na utilização de empilhadeira, trazendo pontos negativos do problema e positivos da resolução do problema.
- OBJETIVO GERAL
Proporcionar maior conhecimento sobre os riscos na utilização de empilhadeira, em sua incorreta utilização e manutenção.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Prevenir acidentes na utilização de empilhadeira;
- Minimizar riscos na utilização de empilhadeira;
- Conscientizar os colaboradores ao uso correto da empilhadeira;
- Gerir adequadamente o ambiente em que se utiliza a empilhadeira.
- REFERENCIAL TEÓRICO
O assunto já foi escrito pelo Governo Federal através da Norma Regulamentadora 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Também pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration) sendo feito levantamento de dados que envolvem acidentes com empilhadeiras.
Já foi publicado sobre o assunto pela OSHA que estima em 68.4000 acidentes de empilhadeiras que ocorrem por ano. E pela Norma Regulamentadora 11 o procedimento a ser seguido na realização destas atividades.
Já foi abordado sobre o assunto que, segundo a OSHA, a maioria destes acidentes foram provavelmente causados por treinamento insuficiente. Quando um veículo tomba, isto pode ser resultado do operador não ter noção de como se consegue o equilíbrio de uma carga.
...