OS TÍPOS DE RISCOS EM BIOSEGURANÇA
Por: Rafael Rocha • 9/8/2022 • Trabalho acadêmico • 250 Palavras (1 Páginas) • 132 Visualizações
TÍPOS DE RISCOS EM BIOSEGURANÇA
Rafael Ribeiro O. Rocha,
INTRODUÇÃO
Com o advento da Lei (11.105/2005) procurou-se estabelecer-se uma normatização mínima sobre os aspectos da biossegurança.
Biossegurança, em linhas gerais, pode ser entendida como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento.
Nesse sentido, enfatizam (Garcia, L.P.1; Ramos, B.G.Z.2 - 2004), “Sem condições eficientes de gerenciamento dos resíduos no Brasil, aparecem vários problemas que afetam a saúde da população como a contaminação da água, do solo, da atmosfera e a proliferação de vetores – e a saúde dos trabalhadores que têm contato com esses resíduos. Os problemas vão se intensificando quando se constata o descaso com o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde”.
PROBLEMA
Diversos estudos apontam que a grande maioria das pessoas envolvidas na área da saúde, ainda desconhecem as normas, os riscos, os cuidados, que são necessários para uma boa biossegurança.
JUSTIFICATIVA
Somente com o uso adequado de EPIs, a Paramentação correta, a higienização correta e diária das mãos, se garantem uma segurança mínima a pessoa e a terceiros que estão envolvidas em riscos de biossegurança.
OBJETIVOS GERAIS
Abordar os aspectos que permeiam a biossegurança e seu aprendizado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Discorrer sobre a história da biossegurança e os benefícios da utilização correta das normas de biossegurança, destacar os meios de implementação das normas de biossegurança do país.
REFERÊNCIAS
Garcia, L.P.1; Ramos, B.G.Z.2 – 2004, Biossegurança.
Brasil, Lei 11.105/2005, Normas de Biossegurança, Brasília, 24 de março de 2005; 184º da Independência e 117º da República.
...