Ociosidade E Gestão De Tempos
Ensaios: Ociosidade E Gestão De Tempos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zinho • 8/10/2013 • 1.703 Palavras (7 Páginas) • 434 Visualizações
TRABALHANDO O CONCEITO DE GESTÃO NAS EMPRESAS:
Ociosidade e Ergonomia um desafio a ser vencido
Eunápolis/Ba
2013
TRABALHANDO O CONCEITO DE GESTÃO NAS EMPRESAS:
Ociosidade e Ergonomia um desafio a ser vencido
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia Logística da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade do portfólio da disciplina Introdução á Administração e Ecônomia, saúde e Segurança no trabalho.
Orientador: Prof.ª
Ivan Ferreira de Campos,
Regina L. S. Malassise,
Seleide Monteiro Eugenio
Rodrigo M Trigueiro
Eunápolis/Ba
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 HISTÓRIA DA EMPRESA 4
2.1 Modelo de Gestão 4
2.2 Ociosidade no Meio 4
2.3 Contribuição Para Melhorias 5
2.4 Visão Estratégica 6
3 ERGONOMIA 7
3.1 Ergonomia no Atacadão 7
4 CONCLUSÃO 9
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de gestão e verificar de que forma as empresas empregam isso no seu dia a dia, e para melhor entendermos entrevistamos uma empresa, e através da mesma procuramos compreender o perigo da ociosidade quando as empresas usam a gestão do tempo no direcionamento de suas ações é possível evitar este mal que se instalou de forma discreta e hoje esta escancarada para todos. Uma pergunta que não quer calar é: como reverter essa situação e como evitar casos de ociosidade, evitando a perda de tempo em ações que não colaboram para o crescimento e desenvolvimento das mesmas.
No contexto das empresas estão cada vez mais presentes questões relacionadas à ergonomia, se tornando necessário que as organizações ofereçam todas as ferramentas necessárias para seus colaboradores, precisam proporcionar uma estrutura mais adequada para os desenvolvimentos das ações, porque também é necessário ter um ambiente de trabalho favorável.
2 HISTÓRIA DA EMPRESA
Entrevistamos uma das filias em Eunápolis Bahia, uma empresa multinacional o Atacadão rede brasileira de supermercados ocupando a posição de destaque no cenário nacional, o Atacadão esta entre as melhores e maiores empresas do seu seguimento no país. Foi fundado na década de 60 por Alcides Parizotto era propriedade da família Lima quando foi comprado em 2007 pelo grupo Carrefour.
Além do Brasil, o modelo foi exportado para a Colômbia, Argentina e Marrocos. Há estudos internos para exportação para Europa, algumas lojas da rede também possuem outras bandeiras como posto Carrefour, Drogaria Atacadão e Atacadão Eletro.
2.1 MODELO DE GESTÃO
Prega-se que é uma empresa que vem crescendo através da gestão participativa onde todos podem contribuir com opiniões respeitando hierarquia e procedimentos focando sempre nas metas e nos resultados deixando livre o estilo de liderança e todos crescendo com um objetivo que é a busca por benefícios próprios.
2.2 OCIOSIDADE NO MEIO
A ociosidade é um enigma que algumas empresas têm enfrentado principalmente as organizações de médio e grande porte, por conta do numero de colaboradores serem maiores. Fizemos uma pesquisa na empresa (Atacadão) onde foram detectados alguns problemas com ociosidade que iremos mencionar logo a seguir. Encontramos grupinhos de bate-papo, pessoas falando ao celular e outros acessando face book no aparelho móvel interagindo ate mesmo com colegas de trabalho de outros setores.
As empresas precisam ser muito criteriosas com algumas ferramentas utilizadas, o computador, por exemplo, é um instrumento muito utilizado nas organizações por conta do nível que a tecnologia atingiu no mundo, mas é um aparelho que ao mesmo tempo em que pode ajudar ele pode atrapalhar se usado de forma inadequada, percebemos que é essa maquina que o colaborador passa parte da sua jornada de trabalho acessando redes sociais, pornografias e outros ao invés de esta exercendo a atividade a ele direcionada.
Percebemos que este problema de ociosidade vem trazendo inúmeros problemas para a empresa como perca de produtividade porque ao invés do colaborador esta produzindo esta perdendo tempo conversando ou acessando internet no celular, não atende os clientes com a devida importância por conta da atenção esta voltada ao aparelho, mesmo sabendo que os clientes é os principais responsáveis para o crescimento e sobrevivência da empresa, gastos indevidos, a empresa esta pagando parte do salário do funcionário para ele ficar ocioso, e com essa perca de tempo de um colaborador sempre sobra serviço para outro, o que recebe fica sobrecarregado acarretando na desmotivação do mesmo.
Para inibir estes problemas o supervisor juntamente com a liderança é assíduo nas rondas dos corredores da loja, analisando as tarefas que eles direcionaram ao colaborador acompanhando de perto sendo mais participativos nas atividades distribuídas a cada um dos trabalhadores, e com isso acaba inibindo porque observamos que não é possível sanar 100% os problemas de ociosidade, mesmo o funcionário estando sujeito a sofrer medidas disciplinares como advertência e suspensão, o líder ao sair do setor supervisionado o funcionário já começa a fazer a ação ilícita seja elas grupos de conversas paralelas ou acesso a aparelhos celulares dentre outras.
...