Ondas E Acusticas
Exames: Ondas E Acusticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mandie • 25/3/2015 • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 473 Visualizações
Ondas e Acústicas
Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, a água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.
Tipos de ondas
Existem dois tipos de ondas, mecânicas ou eletromagnéticas:
• Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras.
• Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagarem, elas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) como também em certos tipos de materiais. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras.
Aplicação das ondas
· Aparelhos de som.
· Instrumentos musicais.
· Rádio.
Uso generalidade:
· Eco cardiografia com ultrassom (estudo do funcionamento do coração).
· Televisão.
Uso medicinal:
· Notícia convencional.
· Exames de gravidez, também com ultrassom.
Classificação das ondas
Uma onda pode ser classificada quanto à forma em longitudinal e transversal:
• Onda Longitudinal: é aquela que se propaga na mesma direção à do movimento. Exemplo: A vibração de uma mola, que ocorre na mesma direção do seu movimento;
• Onda Transversal: é aquela que tem sua propagação perpendicular ao movimento. Exemplo: Ondas em lago causadas por uma pessoa, onde a perturbação é causada na vertical, porém o movimento da onda é na horizontal.
Uma onda também pode ser classificada quanto à direção da propagação que podem ser:
• Unidimensional: é aquela que tem seu movimento numa única direção. Exemplo: Mola;
• Bidimensional: é aquela que tem como rumo um único plano. Exemplo: Ondas em um lago;
• Tridimensional: é aquela que se propaga em todas as direções espaciais. Exemplo: Ondas Sonoras.
Acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios cria instrumentos, tabelas, etc. de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.
Na cadeia geração e recepção acústica inclui-se o indivíduo que recebe o efeito sonoro e o evento que dá origem ao fenômeno. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.
Ondas sonoras são as que possuem frequência de vibração entre 20 e 20.000Hz, que naturalmente, são captadas e processadas por nosso sistema auditivo. Que se origina a partir de vibrações do ar que são captadas pelo tímpano com frequência e amplitudes pré-definidas.
Intensidade sonora
Se observarmos a propagação de uma onda do ponto de vista geométrico apenas teremos o meio em forma de onda, já ao observá-la do ponto de vista físico teremos que uma onda é basicamente a propagação de energia.
A intensidade I de uma onda é definida como a média no tempo da quantidade de energia que é transportada pela onda, por unidade de área ao logo do tempo.
Assim: onde P é a amplitude de pressão, P é a densidade média do ar e c a velocidade da onda sonora. Deve-se notar que a intensidade é proporcional ao quadrado da amplitude.
Nível de Intensidade e volume
Devido à grande gama de intensidades as quais o ouvido é sensível torna-se mais conveniente utilizarmos a escala logarítmica para representar o nível de intensidade sonora (B), onde I0 é a intensidade sonora mínima que é audível sendo I0 = 10-12 W/ m2
A unidade é o decibel (db) que representa um décimo de bel, unidade adotada em homenagem a Alexander Graham Bell.
Qualidade fisiológica do som
As qualidades fisiológicas são as três qualidades diversas que o ouvido humano normal é capaz de distinguir no som.
Essas qualidades são:
· Altura ou tom;
· A intensidade auditiva ou a sonoridade;
· Timbre.
Vejamos um ouvido humano:
Altura (ou tom)
A altura é considerada a qualidade que faz com que o ouvido possa distinguir um som baixo (grave) de um som alto (agudo).
·
...