Optativa
Por: nizatkd • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 689 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Procure justificar a utilização do planejamento estratégico na educação, apresentando
também os limites inerentes a ele.
2) Aponte as diferenças entre o planejamento dialógico e o participativo.
3) Procure desenvolver um quadro próprio de sua instituição escolar (fictícia), no qual
você possa pontuar planejamento estratégico e planejamento de grande alcance.
4) Apresente, partindo dos aspectos legais, a diferença entre Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI) e Projeto Político Pedagógico (PPP).
Respostas:
Questão 1
O planejamento estratégico auxilia o administrador educacional em seu processo de decisão na busca de reformas, inovações e mudanças ou na busca de resultados efetivos e competitivos para instituição. A estratégia dentro do contexto escolar, orienta e conduz as ações da escola em função de uma análise feita antes, das possibilidades e dificuldades internas e externa no ambiente, que visa alcançar os objetivos da escola. Esse tipo de planejamento permite aos dirigentes modificar suas decisões de acordo com as necessidades do ambiente, tende a reduzir a incerteza envolvida, o que possibilita uma maior chance no alcance de objetivos, desafios e metas estabelecidas pela instituição.
Esse planejamento enfatiza o conteúdo em especial, a orientação e os resultados da organização sem focar sua atenção para o processo envolvido nessas elaborações, ainda que alguns autores ressaltem que este deva ser um processo político e participativo. Neste tipo de planejamento é concentrado em uma única pessoa, geralmente no gestor assim sendo desconsidera as pessoas envolvidas na organização escolar, deve prever além das etapas, da visão estratégica e do compromisso com a transformação da realidade, uma metodologia mais participativa. (GAIA, unidade 6, pg. 255 e 256).
Questão 2
O planejamento participativo constitui um processo continuo de conhecimento e analise da realidade concreta da escola, a fim de descobrir e de tomar medidas para solução dos problemas detectados, e não é baseado em perguntas, podendo adotar outras estratégias de levantamento de dados e de problematização da realidade. O planejamento dialógico, uma relação dialética entre sujeitos, extrapolando a técnica e incorporando a amorosidade pelo outro. Padilha define o planejamento dialógico como uma prática que contribui para a reorganização democrática dos diversos tempos e espações escolares.
O planejamento dialógico é organizado, democrático e voltado para o respeito e autonomia dos sujeitos participes desse processo. ( GAIA, unidade 6, pg. 262 á 265).
Implica em uma relação dialética da realidade com os valores da comunidade escolar, prevendo uma metodologia com base em questionamentos, a fim de levantaras possibilidades de transformação social.
Questão 3
Instituição escolar: Escola Estadual Dom Moacyr (fictício)
Planejamento Estratégico Planejamento de grande alcance
...