Orcamentos Empresariais
Trabalho Escolar: Orcamentos Empresariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ismael30 • 6/11/2013 • 1.759 Palavras (8 Páginas) • 637 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais somos surpreendidos com novos investidores de outros estados que apostam na região dos cerrados no Sul do Piauí, principalmente quando se trata do agronegócio. A produção de soja mudou o cenário econômico colocando o estado em posição de destaque nacional, como mostra dados oficiais do Ministério da Agricultura, em que o crescimento médio anual foi de 15%, maior que a média nacional de 4%. Esse impulso foi consequência da chegada dos produtores de soja na região, que acreditaram numa terra considerada por todos como infértil.
A Canel é uma das empresas que acreditou e investiu no setor se consolidando como pioneira na produção de grãos no Estado. Ela é vista como exemplo pelo fato de encorajar muitos produtores a investirem também nessa região, na qual hoje é considerada como fronteira agrícola do Brasil.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A Canel – Central Agrícola Nova Era Ltda - é uma empresa familiar, que tem como principal atividade a agroindústria. Atua no estado do Piauí há 25 anos na produção, industrialização e comercialização de grãos, como também na exploração de calcário e plantio de eucalipto para reflorestamento.
A atividade atual da família Bortolozzo se formou com o casamento de Waldemar Bortolozzo (agricultor) e Maria Elvira Bortolozzo (professora). Dessa união tiveram 5 filhos, Waldemar Bortolozzo Júnior, Sergio, Ângela, José Roberto e Amilton.
Com espírito empreendedor e em busca de novas terras, o Sr Waldemar e o primogênito, faleceram em um acidente de avião na região de Rondonópolis (MT) quando procuravam por novas fronteiras agrícolas. Após o acontecido, Maria Elvira, passou a administrar os negócios com os filhos, genros e noras. Em 1986 reiniciaram efetivamente o projeto do pai, pois a região de Araraquara estava ficando limitada para os negócios da família.
Em 23 de julho de 1988, a família de origem italiana composta pelos irmãos, Sergio Bortolozzo, José Roberto Bortolozzo, Amilton Bortolozzo e o cunhado Hélio Segnini Filho, saíram do interior de São Paulo para o sul do Piauí, no município de Uruçuí, e encantados com as terras férteis, clima favorável ao cultivo de grãos e o acolhimento do povo, consolidaram a sociedade e se encorajaram para desbravar uma região desacreditada pelos próprios povos nativos.
Muitos foram os desafios e dificuldades encontrados no decorrer dos anos para esses pioneiros na produção de grãos no cerrado Piauiense, mas hoje se sentem honrados em levar o nome do Piauí para o Brasil inteiro. Agora, mais do que nunca, acreditam no grande potencial e no desenvolvimento sustentável do Estado, na geração de empregos e renda para a população rural, e assim, contribuem para melhor qualidade de vida dos mesmos.
MISSÃO
Cultivar e produzir de forma ética e sustentável contribuindo para o desenvolvimento regional e o bem estar das pessoas. A Canel considera importante manter todos os integrantes da empresa unidos em torno de um único Ideal, atuando como força motivadora em propósito final de todas as pessoas que trabalham para o êxito da organização.
VISÃO
Acreditam que o agronegócio é a força econômica da região. Dedicam recursos e esforços para expandir a área de atuação aliando perseverança e relacionamento pessoal às mais avançadas técnicas de produção.
VALORES
- Integridade nas relações com parceiros, colaboradores e sócios;
- Responsabilidade socioambiental como base de crescimento sustentável;
- Qualificação e incentivo as melhores práticas de operação e gestão;
- Preservação dos valores cristãos.
TRAJETÓRIA DA EMPRESA NOS ÚLTIMOS ANOS
O Grupo Canel começou no Piauí com plantação de soja e ao longo dos anos foi captando recursos em instituições bancárias e multinacionais. Com isso, varias outras culturas como o milho, o feijão e o milheto, foram sendo introduzidas em uma área em torno de 30.000 hectares. Além disso, o grupo também cultiva eucalipto que é usado no processamento de armazenagem nas próprias culturas e vendido para a Bunge de Uruçuí.
A mais nova cultura implantada na empresa é o algodão, que já vai para a segunda safra. Cultura essa, vendida diretamente para o mercado externo, como Oriente Médio e China.
Ao longo desses 25 anos, o grupo se expandiu para além das fronteiras agrícolas, investindo em outros setores como:
- Construção Civil: Construtora Gigante;
- Exploração de Calcário: Mineração Graúna;
- Transportes: Transportadora Aliança;
- Comércio: Piauí Tratores (Concessionária Valtra).
Com isso, além do setor produtivo primário, de agricultura, exploração florestal e extrativista, a Canel adquiriu o setor secundário, com a construção civil, e o setor terciário com o comercio e transportes.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
No grupo Canel as atividades estão divididas em setores. Cada Setor possui seu respectivo coordenador. Eles possuem também um escritório administrativo, localizado na cidade de Uruçuí – PI, com estrutura considerada moderna para os atuais padrões. Como exemplo, podemos citar os seguintes setores:
- Setor de produção;
- Setor de Compras;
- Setor de balança;
- Setor de armazenagem;
- Setor contábil;
- Setor Financeiro;
- Setor Comercial;
- Setor fiscal;
- Setor pessoal.
A organização é estruturada de modo que todas as decisões tomadas partem da diretoria, passando pela gerência, seguindo para os coordenadores, e assim sendo implantadas para os demais. Muitas vezes ocorre dos coordenadores tomarem decisões para seus setores, mas sempre com o aval da gerencia.
ORGANOGRAMA ESTRUTURAL
PORTE DA EMPRESA
De acordo com o critério do SEBRAE apresentado
...