Origem da Gastronomia
Por: anamazzelli • 18/4/2015 • Projeto de pesquisa • 438 Palavras (2 Páginas) • 1.896 Visualizações
A gastronomia, expressão que vem do Greco antigo: gastro que siginifica “estomago” e nomia signifca “lei”, conhecimento. É uma arte que engloba a culinária, o oficio de preparar um alimento, bebidas, a matéria prima utilizadas pelos profissionais para elaboração de pratos e afins e todos os recursos utilizados para esta criação.
A partir do momento que o homem se torna sedentário, fixando-se a um determinado ponto de terra, fez com que o o impulsionasse a cultivar alimentos com a agricultura e o domínio de animais. O que possibilitou o crescimento da população e o desenvolvimento da migração.
Os pioneiros da arte gastronômica foram os indianos, africanos, árabes, japoneses, chineses e italianos.
Para a resistência dos produtos ao longe tempo sem deteriorar, os alimentos foram protegidos com a adição de temperos e resinas, se obteve o conhecimento de ervas aromáticas, que incrementavam o paladar dos alimentos alem da preservação do mesmo.
A culinária é uma porta para entender a cultura de um país. Nesse caso, não é necessário saber nenhuma língua, basta ter língua”
A arte do prazer da comida motivou gênios como Leonardo da Vinci, inventor de vários acessórios de cozinha, como o célebre "Leonardo" para esmagar alho, regras de etiqueta à mesa, para além de novas receitas. Precursor da nouvelle cuisine, Da Vinci fundou com outro sócio o restaurante "A Marca das Três Rãs" em Florença. A gastronomia despertou curiosas sensibilidades em músicos como Rossini e em escritores portugueses e estrangeiros. Camilo Castelo Branco era avesso a descrições mas não resistiu a descrever um saboroso caldo verde, enquanto que Eça de Queirós tem inúmeras menções a restaurantes nas suas obras.
Em 1745 na França surge o primeiro cozinheiro com seus 17 anos, contratado pela nobreza.
O primeiro tratado sobre gastronomia foi escrito por Jean Anthelme Brillat-Savarin, um gastrônomo francês que em 1825 publicou a “Fisiologia do Paladar, onde se pode considerar-se a gastronomia como uma ciência ou uma arte.
Em 1885 o maior cozinheiro do planeta também francês, conhecido como August Scouffier, criou códigos a todos os elementos gastronômicos essencial para cozinha, o que contribuiu para o crescimento da Gastronomia.
O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. Cultura muito antiga, a gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas.
(citação) “A cozinha de um país é comparável à sua língua; há línguas que jamais falaremos.”
- Carlos Drummond de Andrade
Curiosidade, não se pode confundir culinária com gastronomia. Pois culinária é a arte de cozinhar e gastronomia é o conhecimento das culturas culinárias.
...