Origem da imagem
Tese: Origem da imagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tomethangasaumba • 1/4/2014 • Tese • 1.514 Palavras (7 Páginas) • 248 Visualizações
Introdução
O desenho é uma forma importante de comunicação, surgiu da necessidade de representar com precisão: máquinas, peças, ferramentas, etc. Engloba um conjunto de metodologias e procedimentos necessários para o desenvolvimento e comunicação entre projetos, conceitos e ideias e, no seu contexto mais restrito, refere-se às especificações técnicas de produtos e sistemas. A importância do Desenho para o Técnico em Segurança do Trabalho torna-se essencial à medida que o técnico precisa conhecer todas as instalações do imóvel em que trabalha e daí poder detalhar seu layout do posto de trabalho, contendo todas as informações de segurança para o trabalhador.
O desenho e a principal forma de expressão e é através dele que o técnico deve exterioriza as suas criações e soluções, representando o seu projeto, seja ele de um móvel, uma casa, ou ate mesmo uma cidade.
Desenvolvimento
O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas.
Origem do desenho
O desenho deve seu grande desenvolvimento graças ao matemático Frances Gaspar monge, ele criou um método que permitiu criar objectos com precisão em três dimensões (comprimento, largura e altura) em superfícies planas, sendo assim a base do desenho. Com o desenvolvimento industrial no século 19, foi necessário padroniza seus procedimentos de representação gráfica. E essa padronização é feita por meio de normas técnicas seguidas e respeitadas internacionalmente.
No Brasil as normas técnicas são editadas pela ABNT (Associação brasileira de normas técnicas). As normas tem a função de estabelecer regras e conceitos únicos de representação gráfica, para que os outros profissionais envolvidos possam compreender o que esta representada no projecto.
Objectivo de se Aprender Desenho
Interpretação e leitura de croqui, layout, plantas e projectos residenciais, comerciais e industriais
Desenvolver a capacidade em elaborar esboços ou croquis de situações do nosso quotidiano
Preparar o Técnico de Segurança para utilizar os princípios básicos do desenho técnico no planeamento dos ambientes de trabalho
Identificar e avaliar os ambientes, as instalações e os equipamentos de trabalho
Capacitar os Técnicos de Segurança a elaborar e implementar mapas de riscos ambientais
Propiciar ao Técnico de Segurança o conhecimento teórico-prático da linguagem do desenho técnico, permitindo a correta identificação, interpretação, avaliação das instalações de segurança de tais ambientes.
Porque permite a compreensão de plantas, croquis, projectos de uma empresa ou setor nos auxiliando na elaboração de mapas de risco e implantação de layouts que visem à segurança do trabalhador e auxilia na elaboração de cartazes avisos.
Importância do Desenho na Engenharia
Nos trabalhos que implicam os conhecimentos de engenharia, a execução de boas ideias depende de cálculos, estudos económicos, análise de riscos, etc. que na maioria são resumidos em desenhos que representam o que deve ser executado, construído, ou representados em gráficos ou diagramas que mostram os resultados dos estudos feitos.
O desenho é uma ferramenta que promove e desenvolve nos alunos a capacidade de interpretar um desenho segundo as normas da ABNT e de saber redigir segundo as mesmas normas.
Apesar da evolução tecnológica e dos meios disponíveis pela computação gráfica, o ensino de desenho técnico ainda e imprescindível na formação de qualquer engenheiro, pois, além do aspecto de linguagem gráfica que permite que as ideias concebidas por alguém sejam executadas por terceiros, o desenho técnico desenvolve o raciocínio, o senso de rigor geométrico e de organização, tornando possível a fabricação de um projecto com precisão.
O desenho tem por finalidade a representação dos objectos o mais próximo possível, em formas e dimensões, assim, o aprendizado de um engenheiro irá depender, de uma forma ou de outra, do desenho.
Não há na linguagem escrita ou falada uma capacidade de transmissão de informações tão rica e rigorosa como no desenho e, no caso particular das informações que tem a ver com diversos ramos da engenharia, a forma mais clara de transmitir informação reside no desenho técnico” (MONTEIRO, 2005).
Segundo o autor (MONTEIRO, 2005), O desenho técnico tem por finalidade a representação dos objectos o mais próximo possível, em formas e dimensões, assim, o aprendizado de um engenheiro irá depender, de uma forma ou de outra, do desenho técnico.
As formas gráficas não só facilitam o trabalho do engenheiro, como também facilita o entendimento de leigos; pois mostra de forma dimensional (2d) ou tridimensional (3d) toda a estrutura planejada. É claro que também é preciso um estudo técnico para entender os desenhos e suas formas, mas de uma forma geral e muito mais fácil aplicar o entendimento a partir do desenho gráfico ao invés de uma planilha de cálculo (para, aqueles que não estão aptos a forma com que os engenheiros lidam no dia-a-dia) ate mesmo a facilidade que o desenho oferece no dia a dia para a profissão.No caso da engenharia esses trabalhos são apresentados na forma de croqui.(anexo ao final).
Formas de Elaboração e Apresentação do Desenho
Actualmente, na maioria dos casos, os desenhos são elaborados por computadores, pois existem vários softwares que facilitam a elaboração e apresentação
...