Origem da Ética
Por: Natygalmeida • 1/6/2015 • Relatório de pesquisa • 799 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
A Ética na Antiguidade.
De acordo com o que foi pesquisado, á Ética se originou na Grécia, onde foram racionalizadas as relações entre pessoas e com a tradição Socrática começaria a obter o estudo da alma humana para alcançar a felicidade, porém o individuo não está preparado para encontrar a verdade e o sentimento acaba facilmente sendo confundido entre felicidade e prazer.
Por esta razão ficou com o filosofo a missão de conduzir o conhecimento ao individuo, direcionado a verdadeira felicidade (eudainomia), que de acordo com a Ética Socrática pode ser contemplada através da prática do bem, da bondade, da convivência.
Já para Platão á Ética é como componente da vida política promovendo o bem comum, tornando iguais às diferenças sociais e econômicas, sendo assim Platão resumiria o governo em quatro partes:
Timocracia: Governada por famílias da nobreza (Hereditária)
Oligarquia: Governado pelos ricos independente de sua origem familiar, onde se valoriza a capacidade econômica.
Democracia: Onde os governantes são eleitos pelos cidadãos.
Tirania: Governado pelo tirano com o propósito de beneficiar ao próximo porem seu desejo é somente por bajulação.
Platão então propôs que a virtude pudesse ser cultivada, praticando o exercício de justiça, conhecida como Republica Platônica, onde o estado deveria ser governado pelos reis filósofos, os guardiões do governo seriam os soldados e os artesãos cuidariam da economia do estado.
Neste mundo perfeito da Ética Platônica não havia espaço para escravos que eram considerados como animais vocais sem virtudes e razões e para as mulheres consideradas inferiores por ser movida por sentimentos.
Já Aristóteles considerava á Ética como uma possibilidade de eliminar a desigualdade, como um grande defensor da democracia relacionava a liberdade com responsabilidade para compartilhar o poder de forma igualitária, cultivando virtudes como prudência, sabedoria e justiça.
Aristóteles então assinalou 03 conhecimentos que chamou de sabedoria voltada para o bem, o belo e o honesto:
Conhecimentos Teóricos: O que conhecemos como Ética.
Conhecimentos Produzidos: Que são as normas de orientação como Leis e Direitos.
Conhecimentos Práticos: Que seria a vivencia diária em harmonia entre o individuo e a natureza, na qual conduz a moral.
Ética Medieval
Foi vivenciada no século XI e XIX, onde foi dominada pelo catolicismo e foi vinculada com a religião e crença cristã.
O Conceito da ética medieval foi influenciada por ideias filosóficas onde se pode destacar Santo Agostinho, Santo Anselmo e São Tomás de Aquino.
Para Santo Agostinho a verdade é uma questão de fé, é revelada por Deus superando a razão, mantendo a autoridade da Igreja perante o Estado e a Política.
O Santo Anselmo conhecido como o pai da escolástica, propunha a educação como meio de vencer a incredulidade e doutrinar o homem pela fé cristã.
São Tomás de Aquino procurou se basear no pensamento de Aristóteles conciliando a fé e a razão. Segundo ele os princípios comuns da lei não podem ser do mesmo modo para todos por existir diversidade de pensamentos, caberia a servir a moral como referencia.
...