Os Fundamentos da Disciplina de Voo
Por: 10171225 • 17/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.400 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina: Fundamentos da Disciplina de Voo
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Hélio Luís Camões de Abreu
Nome do aluno:
Data: 19/10/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) No final do ano de 2016, uma aeronave boliviana que transportava a equipe de futebol da Associação Chapecoense sofreu um acidente em território colombiano.
Faça uma pesquisa na internet a respeito do acidente, que, na época foi muito comentado.
Feito isso, escreva um texto dissertativo, de no máximo 25 linhas identificando, pelo menos:
a) 01 (uma) falha de disciplina no nível organizacional; (2,5)
b) 01 (uma) falha de disciplina no nível individual. (2,5)
Justifique sua resposta e faça as referências necessárias, conforme regras da ABNT, ao utilizar textos de outros autores.
Resposta:
Algumas das falhas de disciplina no nível organizacional que tiveram grande e pequena influencia na queda da aeronave são os seguintes: O plano de voo que a LaMia, apresentou certificava que o avião só poderia voar a 29.000 pés, mas durante o voo alcançou os 30.000, tendo violado a certificação. Outro erro é com relação à rota, que aparece no relatório, de Santa Cruz a Medellín, que é de 1.610 milhas, com um tempo de voo de 4 horas e 22 minutos. Sendo que tem que ser especificada uma hora e meia além da autonomia da aeronave, o que corresponde ao combustível de reserva, que mais tarde ocorreria a falta de combustível, entrando em pane seca." No documento só aparece um aeroporto alternativo, El Dorado, em Bogotá: "Deveria ter sido registrado um segundo, e isso não foi feito". Além disso, o avião levava cerca de 500 quilos de excesso de peso além da carga máxima que era de 41.800 Kg e decolou com 42.148 Kg". Outro fator que aponta que a sucessão de erros, é que no plano de voo não aparecia a assinatura do encarregado de dar a autorização que comprova toda esta informação e aprovação o voo.
Alguns dos fatores contribuintes de falha de disciplina no nível individual foram tomados como referência algumas das descobertas do especialista John Lauber, pois cheguei a conclusão que houve “liderança inadequada”, onde, o responsável pela aeronave (comandante) que poderia ter assumido o erro, não soube lidar com a situação a ponto de colocar a vida de todos a bordo em risco desde o inicio. Houve “deficiência em estabelecer prioridades”, tendo em vista que poderia ter utilizado um aeródromo alternativo para o reabastecimento. Houve também “deficiência na comunicação de intenções e planos”, neste caso ao passar informações incompletas ou omitir informações como apenas prioridade para pouso ao invés de assumir o erro com relação combustível/autonomia e logo declarar emergência de combustível ao órgão de controle.
Os reagentes quentes podem mais facilmente sofrer distrações que os tirem da consciência situacional. Isso pode prejudicar a tomada de decisão e impactar negativamente na disciplina de voo. Assim como ocorreu a preocupação em receber uma multa milionária ao declarar emergência por falta de combustível por negligencia.
Boa comunicação e capacidade de tomada de decisões em grupo são tidas hoje em dia como muito mais importantes do que em qualquer outro momento na história da aviação.
Fontes de consulta:
Livro didático Fundamentos da Disciplina de Voo UnisulVirtual / Palhoça 2016
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/26/politica/1482766240_959134.html
2) Com relação ao acidente referenciado na questão 1), você consegue identificar atitudes perigosas que possam ter contribuído para a fatalidade? Identifique pelo menos duas e justifique. (1,0)
Resposta:
Algumas das atitudes perigosas identificadas que contribuíram são: “Pressão” – Em que o piloto não parou para refletir sobre o risco que assumiria e o preço que estava disposto a pagar por isso. “Atraso Emocional” – Em que o piloto deveria assumir o erro, identificando o impacto que esse erro teria no restante da missão, e assim se projetando à frente dos acontecimentos e recuperando o controle da situação imediatamente. “Excesso de deferência” - É a atitude associada a tripulantes pouco experientes compondo tripulação com outros muito mais experientes. Como é o caso de um determinado co-piloto que pode hesitar em chamar a atenção do “piloto mais experiente” ante um desempenho deficiente.
Fonte de consulta:
Livro didático Fundamentos da Disciplina de Voo UnisulVirtual / Palhoça 2016
3) Com relação ao acidente referenciado na questão 1), você consegue identificar algum cenário típico de quebra de disciplina que possam ter contribuído para a fatalidade? Justifique sua resposta. (1,0)
Resposta:
A aeronave estando carregada em sua capacidade total e totalmente abastecida com combustível apenas para sua autonomia e realizar um voo para economizar tempo e dinheiro, sem levar em consideração condições adversas. Seria um ganho fútil com relação às vidas que estão na aeronave e na trajetória da mesma, assim como a confiança dos clientes da empresa que irão deixar de voar.
...