TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Procedimentos Pós Operatórios

Por:   •  24/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 7

PROCEDIMENTOS PÓS OPERATÓRIOS EM CIRURGIAS CORPORAIS

RESUMO 

Cada vez mais em busca de procedimentos estéticos para elevar a autoestima, amenizar problemas de saúde e entrar nos padrões impostos pela sociedade, as cirurgias plásticas estão sendo comumente requisitadas, sendo procuradas majoritariamente por mulheres. Cirurgias como: abdominoplastia, lipoaspiração, mamoplastia redutora e silicone estão sendo amplamente procuradas. Sendo necessário realizar condutas terapêuticas no pós operatório para amenizar cicatrizes, edemas, fibroses e dores advindos das cirurgias. O uso combinado de terapias como: drenagem linfática manual, ultrassom, laser, endermologia e dentre outros, pode causar uma melhora significava em casos de fibrose, ajuda a prevenir nódulos, melhora a cicatrização, auxilia na modelagem corporal e ajuda na diminuição de processos edematosos pós cirúrgico, acelerando a recuperação do paciente. O paciente precisa estar ciente que é necessário tomar alguns cuidados no pós operatório e buscar uma equipe multidisciplinar para atuar com a melhor conduta terapêutica, ajudando em sua recuperação através de terapias combinadas para melhorar os edemas, fibroses, cicatrização e dores que um procedimento invasivo pode causar.

Palavras-chave: Pós operatório abdominoplastia- Lipoaspiração- Mamoplastia.

  1. INTRODUÇÃO

        As cirurgias plásticas são comumente procuradas por indivíduos que buscam modificar uma região do seu corpo para fins estéticos, de autoestima e saúde. De acordo com o censo de 2018 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), 70% das cirurgias plásticas são realizadas por mulheres como a Revista Saúde em Foco –abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia redutora. É constatado pela SBCP um aumento entre os homens pela busca na realização de procedimentos como a ginecomastia (redução de mamas). Com a realização das cirurgias plásticas nos pacientes, vem em conjunto todas as mudanças estéticas e fisiológicas no período de recuperação, por ser um procedimento invasivo. Como na abdominoplastia, o qual ocorre a remoção de gordura localizada abdominal, flacidez epitelial ao redor do umbigo e estrias localizadas sobre a linha horizontal entre umbigo e pelos pubianos.

      Para ocorrer todas essas ações, é necessário descolar ou cortar tecidos, e as células e vasos sanguíneos ao se romperem geram um acúmulo de líquidos. Necessitando de uma conduta terapêutica para ajudar na recuperação desse paciente (ZANELLA et al, 2011). No pós-operatório pode ocorrer a presença de edemas, dor, queloide, flacidez, fraqueza muscular e cicatrizes hipertróficas, para evitar ou amenizar é necessário realizar tratamentos estéticos como a Drenagem Linfática Manual (DLM) no pré e pós-operatório, sendo imprescindível no pós. (SOUZA, 2021). É fundamental que o profissional da área de estética que irá realizar os procedimentos de pós operatório tenha um amplo conhecimento de anatomia e fisiologia. E entenda os principais passos técnicos que ocorre em cada tipo de cirurgia plástica para conseguir atuar criando condutas terapêuticas eficientes em conjunto com o cirurgião responsável, não podendo estar realizando procedimentos sem a liberação prévia do médico (ZANELLA et al, 2011). Por fim, através de uma revisão bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo apresentar os procedimentos de pós operatório realizados por esteticistas para uma melhor recuperação do paciente após uma cirurgia estética. O qual poderá contribuir para o desenvolvimento do profissional de Cosmetologia e Estética

      As cirurgias plástica vêm crescendo consideravelmente em todo o mundo, por ser uma forma de atingir os padrões de beleza empregados pela sociedade . Existem vários procedimentos para aperfeiçoar gradativamente a forma e a aparência das diversas partes do corpo e da face. Tem-se como ideia que o desejo, o querer e o sentimento quanto à percepção e a aparência corporal e facial sejam os principais fatores da busca por essa maneira de intervenção cirúrgica, como forma de agregar satisfação e melhorar autoestima. Dentre as cirurgias plásticas mais conhecidas popularmente temos: otoplastia (raspagem, excisão e fixação da cartilagem auricular), blefaroplastia (remoção de tecido no orbicular dos olhos), rinoplastia (plástica da região nasal), ritidoplastia (plástica de contorno de face e pescoço), mastopexia (retirada do excesso de pele e levantamento da mama), mamoplastia de redução (redução do volume das mamas), mamoplastia de aumento (aumento do volume das mamas com próteses), abdominoplastia (incisão côncava, ressecção de tecidos, confecção de nova cicatriz umbilical), lipoaspiração (remoção de gordura subcutânea).

       A eficácia de uma cirurgia plástica não necessita apenas do seu planeamento cirúrgico, mas também da influência de cuidados pós operatórios, que vem sendo um fator preventivo de possíveis complicações e promovendo um resultado estético mais satisfatório a quem o procura . Os cuidados no pós-operatório são importantes para um bom resultado no final das cirurgias realizadas, gerando uma maior satisfação aos pacientes dentre a expectativa que foi delimitada pelos profissionais envolvidos, tais como: aparência homogênea e natural da pele, cicatriz quase imperceptível, redução de edema, equimoses e aderências. Dentre os diversos tratamentos realizados por profissionais na área da estética, estão os cuidados no pós operatório, que vincula suas ações a alguns métodos e recursos terapêuticos, tendo como prioridade reduzir as intercorrências e complicações originadas das cirurgias plásticas .

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. TRATAMENTOS INDICADOS NO PÓS-OPERATÓRIO

A maior parte das cirurgias plásticas precisam de alguns tratamentos no pós-operatório para evitar cicatrizes, manchas, hematomas e edemas (acúmulo de líquido no tecido).

É por isso que os procedimentos mais indicados nesses casos são os que explicaremos abaixo.

 

  • Drenagem Linfática:

        A drenagem linfática, como o nome já sugere, age no sistema linfático e é indicada para desintoxicar o organismo e eliminar a retenção de líquido. No pós-operatório de cirurgias como lipoaspiração, lifting facial, abdominoplastia e mamoplastia, a drenagem ajuda muito a melhorar os resultados. A drenagem linfática no pós-operatório deve ser feita no corpo todo para estimular a circulação e mais direcionada e detalhada na área em que o procedimento foi realizado. Nessa área, o tratamento deve ser feito de forma lenta e delicada para não aumentar o processo inflamatório causado pela cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (212.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com