Uso de Suplementos Alimentares
Por: Kethelen Costa • 11/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 417 Visualizações
Kethelen C.Lucena
Tayna C. Degiato
Tayna R. Buffulin
Tiago Richard
Luana Ribeiro
Trabalho de bioestatística
Uso de Suplementos Alimentares
[pic 2]
Centro Universitário Toledo
Araçatuba
2015
[pic 3]
Kethelen C.Lucena
Tayna C. Degiato
Tayna R. Buffulin
Tiago Richard
Luana Ribeiro
Uso de Suplementos Alimentares:
Trabalho da disciplina Bioestatística sob responsabilidade do(a) Profa, Camila Furlan apresentado como requisito parcial para obtenção de média semestral.
[pic 4]
Centro Universitário Toledo
Araçatuba
2015
SUMÁRIO
[pic 5]
1 INTRODUÇÃO
2 Nossa pesquisa _
2.1 Objetivos
2.1.1 População
2.1.2 Amostra
2.2 Metodo de Pesquisa
3 Perguntas
REFERENCIAS
1 INTRODUÇÃO
Evidências médicas sugerem que a suplementação alimentar pode ser benéfica para um pequeno grupo de pessoas, aí incluídos atletas competitivos, cuja dieta não seja balanceada1. Nesses casos, comprovada a deficiência de um nutriente, o aumento da sua ingestão, quer através da alimentação habitual, quer através de suplementos, é indicado. Entretanto, tem-se observado que pessoas comuns envolvidoas em atividade física ou atlética estão usando cada vez mais tais suplementos. A prevalência desse uso varia entre os tipos de esportes (na musculação e fisiculturismo, seu uso é frequente), aspectos culturais, faixas etárias (mais comum em adolescentes) e sexo (maior prevalência em homens). Poucos estudos se referem a frequência, tipo e quantidade de suplementos usados, mas parece ser comum que as doses recomendadas sejam excedidas3.
A mídia é um dos importantes estímulos ao uso de suplementos alimentares ao veicular, por exemplo, o mito do corpo ideal. Em 2001, a indústria de suplementos alimentares investiu globalmente US$ 46 bilhões em propaganda, como meio de persuadir potenciais consumidores a adquirir seus produtos. Muitos não medem esforços para atingir tal objetivo.
Infelizmente, esse uso, na maioria das vezes, ocorre sem a necessária orientação, como resultado das recomendações de colegas, treinadores, revistas, sites na internet e de ouvir dizer nas academias de ginástica. Adicionalmente, esses produtos são vendidos em qualquer farmácia ou academia de ginástica sem necessidade de prescrição médica e sem orientação de nutricionistas. Nos consultórios de endocrinologia pediátrica, hebeatria e de nutrição é comum o agendamento de consultas para avaliar as indicações e possíveis efeitos adversos dessa prática.
[pic 6]
2 NOSSA PESQUISA
2.1 Objetivos
Tendo por base os questionamentos acima explicitados, o objetivo deste estudo foi o de fazer uma revisão crítica acerca das indicações, benefícios e efeitos adversos e uso frequente dos principais suplementos alimentares utilizados.
[pic 7]
Ilustração 1 – Suplementos mais usados.
2.1.1 População
A população a ser estudada será a população de alunos dos cursos de Educação Física ( bacharelado) e Nutrição.
2.1.2 Amostra
A amostra que selecionamos para ser avaliada e questionada é somente duas salas , uma de cada curso.
2.2 Subitem do trabalho
O método que escolhemos para avaliar os participantes, é um questionário de 10 perguntas, com relação a suplementos, exercícios físicos e rotina de cada um. Isso tudo nos dará base para compararmos nossos resultados e chegarmos a uma conclusão.
3 Perguntas
- Sexo:
( ) Feminino ( ) Masculino
- Frequenta a Academia
( ) Sim ( ) Não
- Se sim, qual seu objetivo
( ) Perca de Peso/ Ganho de Massa. ( ) Apenas Ganho de Massa.
- Utiliza de Suplementação
( ) Sim ( ) Não
- Qual o Tipo de Suplemento que utiliza.
( ) whey ( ) BCAA ( ) Creatina ( ) Não Utilizo ( ) Outros__________
...