Ouro Azul
Por: Brashuf • 9/11/2015 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 512 Visualizações
Página 1 de 2
[pic 1]
Resenha sobre o Filme
“Ouro Azul
-
As Guerras Mundiais pela Água”
Matéria: GAP
Professores: Gabriela e Guilherme Data de entrega: 09/11/2015
Nome: Bruno Castellano de Menezes Turma:MAM271
Inspirado na Obra literária de Maude Barlow e Tony Clark, o documentário “Ouro Azul - As Guerras Mundiais pela Água” de Sam Bozzo retrata um problema que a cada dia cresce em todo o mundo, a Falta de água.
O documentário começa com uma frase impactante “This is how the world is, it doesn’t have to be” que significa: assim que o mundo é, não tem de o ser, com a presença da figura de um deserto. Em seus primeiros minutos de filme, para proporcionar uma grande importância ao seu tema abordado, o autor revela os problemas vividos por um homem que ficou uma semana sem água no deserto. Assim, mediante a essa proposta, torna-se possível inferir que água é sinônimo de vida.
O planeta Terra é composto aproximadamente por 70% de água, contudo apenas 1% dessa água doce é potável, ou seja, pode ser utilizada para fins domésticos. As civilizações antigas tinham uma adoração pela água, e assim, construíram seus impérios ao seu entorno. Com o avançar do tempo e das civilizações, hoje nos encontramos na era moderna, a qual todo esse valor que se tinha pela água foi trocado por um valor monetário, visto isso, a água que era um bem essencial para a vida, fica essencial para quem conseguir compra-la.
A partir desse novo pensamento, o ideal de ciclo da água passa a ser desfeito, findando em uma grande escassez. Parte da água que seria potável, passa a ser poluída e contaminada por diversas atividades antropogênicas, como a utilização de metal traço nos agrotóxicos, as emissões veiculares e das indústrias, o descarte de esgoto diretamente nos rios, e diversas outras atividades poluidoras, isso favorece diversos tipos doenças transmitidas pela água que favorecem a morte de muitas pessoas, principalmente de crianças.
Com o filme torna-se possível, a partir de uma linguagem mais simples, o entendimento da importância de se preservar não somente a água, mas também as vegetações, a natureza em geral. A vida na terra é formada por um sistema complexo, que com pequenas mudanças já podem haver grandes modificações no ambiente, causando assim grandes problemas para toda a vida.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com