Oxidação De Alimentos
Artigos Científicos: Oxidação De Alimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabrielli • 9/9/2014 • 277 Palavras (2 Páginas) • 436 Visualizações
ENZIMAS: FUNÇÕES E FINALIDADES CLÍNICAS
O assunto abordado neste trabalho é sobre a oxidação de alguns alimentos, ou seja, a alteração de cor em alimentos após o corte, os alimentos indicados para realização desta experiência são as maçãs, bananas, batatas doce, pera, entre outras. A fruta na qual será destacada neste trabalho será a pera, esperamos mostrar como tal reação ocorre o porquê deste fato, bem como imagens dos resultados obtidos nesta experiência.
Sabe se que algumas frutas e legumes, como a maçã, pera e a batata doce, quando cortadas ou descascadas e deixadas em contato com o ar por algumas horas, ficam escuras. Isso acontece por que alguns vegetais contêm uma enzima chamada polifenol oxidase. Então quando cortados ocorre o rompimento das células do tecido vegetal que faz com que a enzima e os compostos sejam liberados e entrem em contato com o oxigênio causando assim o escurecimento dos alimentos. Entretanto apesar de não causar mal à saúde, o escurecimento da fruta afeta o gosto e a aparência do alimento.
Logo abaixo a figura (01) – Pera, cortada há um minuto para ser utilizada nesta experiência de oxidação de alimento.
Figura (01)-Pera
Após uma hora de exposição conforme a figura (02) – Pera abaixo ilustrada, nota se que apesar do que se esperava cientificamente a fruta utilizada na experiência não obteve mudança em sua coloração.
Figura (02)
Logo concluímos que as alterações que vezes ocorrem em certos alimentos estão relacionadas a vários motivos bem como os físicos, químicos, bioquímicos ou enzimáticos. Portanto frutas que possuem enzimas de polifenol oxidase ao reagir com o oxigênio compassadamente forma uma coloração mais escura, fato que não ocorreu nesta experiência.
...