PANORAMA
Resenha: PANORAMA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: magnusloko • 16/9/2013 • Resenha • 275 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
PETRÓLEO
PANORAMA
A indústria petrolífera tem menos que recorde de reclamações ambiental em geral, mas torna-se ainda mais grave nas regiões de floresta tropical, que muitas vezes contêm ricas jazidas de petróleo. Os exemplos mais notórios de floresta tropical afetada por empresas petrolíferas estão a Shell Oil na Nigéria e a empresa Texaco no Equador. Ambas as empresas têm degradado o ambiente e ao mesmo tempo as populações indígenas locais com suas atividades de extração. A operação de extração Texaco no Equador foi o responsável pela derramando cerca de 17 milhões de galões de petróleo nos rios afluentes do Amazonas, enquanto o petróleo da Shell às vezes cooperou com o antigo opressor da ditadura militar na Nigéria na repressão e assédio das pessoas locais.
AÇÕES
A mais simples e mais confiável solução seria proibir a extração de petróleo na floresta tropical. No entanto, tendo em conta o número de países tropicais que confiam nas suas reservas petrolíferas para desenvolver as suas economias, bem como a importância do petróleo na atual situação do combustível fóssil impulsionado pela economia. Os passos básicos para reduzir a poluição devem ser produzidos por métodos de extração e para minimizar a ocorrência de derrames. Talvez isso possa ser conseguido através do desenvolvimento de oleodutos mais duráveis para transporte de petróleo e adoção de técnicas utilizadas nos Estados Unidos.
Alternativamente, novas fontes de energia, como o petróleo extraído das palmas, podem ser desenvolvidas. Tal óleo das palmeiras é considerado por muitos uma possível alternativa ao petróleo por ser mais ecológicos.
Sugeriu-se que 2 milhões de hectares de palma renderiam 25 barris de petróleo por hectare satisfazendo assim as necessidades mundiais de combustível.
...