PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Artigos Científicos: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisportugal • 30/8/2014 • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
1. Contexto e importância da formação continuada (extraído do artigo de Lilian Kemmer Chimentão).
Primeiramente, é oportuno relembrar as grandes mudanças que a sociedade vem sofrendo ao longo do tempo. Dentre essas mudanças, podemos citar a quantidade de informações que nos são disponibilizadas diariamente e a velocidade de sua propagação. Sendo assim, estamos vivenciando um momento em que a informação e o conhecimento são requisitos indispensáveis para a vida profissional. Antes de prosseguirmos, esclarecemos que os termos informação e conhecimento , embora semanticamente afins, não são sinônimos. Informação refere-se a tudo aquilo que é disponibilizado às pessoas. No entanto, a informação só se torna conhecimento quando o indivíduo lhe atribui sentido, quando a interpreta. Pescuma (2005) exemplifica esta diferenciação quando diz que o objetivo da pesquisa científica é buscar, selecionar, ordenar, elaborar e sistematizar uma massa de informações para transformá-la em conhecimento.
Seguindo este raciocínio, reconhecemos que a escola continua tendo um papel fundamental para o desenvolvimento humano. Cabe à escola possibilitar a construção do conhecimento, pois o que há nos livros e na internet, por exemplo, são informações. No entanto, verifica-se que a escola pouco mudou. A educação reprodutivista, isto é, a simples transmissão de informações, ainda se faz fortemente presente, mas já não faz sentido no mundo atual. Nesse caso, conforme advoga Alarcão (2001), urge que a escola mude, que rompa com velhos paradigmas, que se enquadre na atualidade. E, para que isso seja possível, é necessária uma mudança de pensamento sobrea escola, é necessário que acreditemos na possibilidade de encontrar caminhos melhores e mais adequados para os problemas vivenciados no momento. O envolvimento de todos aqueles que fazem parte da escola é imprescindível, pois a escola se faz da interação entre alunos, professores, equipe pedagógica, pais e colaboradores. Todos, sem exceção, precisam reavaliar seus conceitos, suas crenças e sua prática (incluindo seus sucessos e fracassos) para irem em busca de renovação. Sobre o professor em serviço também recaem algumas novas exigências. Mais do que nunca, o educador deve estar sempre atualizado e bem informado, não apenas em relação aos fatos e acontecimentos do mundo, mas, principalmente, em relação aos conhecimentos curriculares e pedagógicos e às novas tendências educacionais e é neste sentido que pensamos a formação em pedagogia da Alternância para dialogarmos juntos a construção de uma Educação do campo de qualidade e fincada nas premissas do desenvolvimento sustentável.
2. Equipe de coordenação, formação e colaboração para realização do programa de formação continuada dos educadores em pedagogia da alternância
ARCAFAR: Agnaldo patrocínio de oliveira, Luís Portugal Luiz Piacentine, Simone Joselle Xavier.
FVPP: Ana Paula, Aparecida Brandão, João Batista, José Ripardo.
3. Objetivos do plano de formação continuada
O presente plano tem como objetivo a compreensão da pedagogia da Alternância, a aplicabilidade, significado e importância da formação continuada docente para o exercício da prática pedagógica e, prática produtiva para a transformação do meio. Discute-se ainda a combinação de alguns fatores, que juntos, poderiam corroborar para que estas formações sejam significativas aos professores e eficaz para o processo de aprendizagem e de desenvolvimento profissional daqueles que a ela se submetem.
4. Metodologia utilizada na formação
O processo de formação continuada em pedagogia da alternância será ministrado em três módulos distribuídos em Temas Geradores, utilizando-se de instrumentos da própria pedagogia da Alternância como plano de estudo e colocação em comum.
Os formadores serão compostos pela equipe regional da ARCAFR, FVPP e Instituições Parceiras e colaboradores.
O Módulo I terá um questionário a partir dos temas geradores que deverá ser aplicado nas CFRs e/ou municípios e posteriormente apresentado no primeiro dia da Formação através da Colocação em Comum, esta servirá como base para diálogo da realidade a ser discutida na formação sendo feito nos módulos subsequentes.
O Módulo II Neste módulo aprofundaremos os conceitos, princípios, fundamentos, instrumentos e aplicabilidade da Pedagogia da alternância
O módulo III terá como objetivo firmar compromissos coletivos com as CFRs afim destas aplicarem os novos conhecimentos e consolidarem a PA no Território.
5. Temas geradores do Plano de Formação Continuada
MÓDULO I:
TG: Movimentos sociais e Educação no Campo
1. História do movimento social
2. Movimento da Educação no Campo do Brasil
3. História do movimento CEFFAs
4. Movimento Regional e suas contribuições para o surgimento dos CEFFAs
5. Passos para começar uma CFR local (Resolução 001/2014-ARCAFAR-Pará)
6. Contribuições da CFR para o desenvolvimento do município/ CFR
MÓDULO II:
TG: A pedagogia da alternância e suas práticas pedagógicas.
1. A Pedagogia da Alternância e seus princípios.
a) Correntes pedagógicas que influenciam a Pedagogia da Alternância
b) Marcos Legal da Pedagogia da Alternância
2. Instrumentos Pedagógicos utilizados na PA
3. Planejamento Geral das atividades na CFR (Luís, Simone);
4. Participação
...