TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PETI Integrado Ao SIG

Trabalho Universitário: PETI Integrado Ao SIG. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 6

O QUE É SIG?

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.

Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentados através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são:

Relatórios programados: Estes relatórios são uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes. Exemplos típicos desses relatórios são os relatórios de vendas diários e semanais ou demonstrativos financeiros mensais.

Relatório de exceção: São casos excepcionais de relatórios onde o gerente pode obter informações específicas. Como exemplo, um gerente de crédito pode receber um relatório que contém informações apenas sobre clientes que excedem os limites de crédito.

Informes e respostas por solicitação: Este tipo de relatório mostra as informações sempre que o gerente requisitar. Possibilitam através de suas estações de trabalho respostas imediatas ou que encontrem e obtenham respostas imediatas.

Relatórios em pilhas: As informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente.

Todas as funções de gestão, planejamento, organização, direção e controle são necessárias para o bom desempenho organizacional. Os sistemas de informação gerenciais são fundamentais para suportar essas funções, especialmente a de planejamento e controle.

Os Sistemas de Informação Gerencial são parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações rápidas, precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO SIG?

Geralmente há dificuldade para avaliar, de forma quantitativa, a melhoria no processo decisório gerada pela implementação do sistema de informações gerenciais. Entretanto a avaliação pode ser feita com base numa lista de hipóteses sobre os impactos da implementação do sistema na empresa, propiciando ao executivo, um entendimento genérico de sua importância. Dentre esses hipotéticos benefícios gerados à empresa, podemos citar:

• Redução dos custos das operações;

• Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos e mais sucesso na tomada de decisões;

• Melhoria de produtividade, tanto setorial quanto global;

• Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;

• Melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações;

• Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;

• Otimização na prestação dos seus serviços aos clientes;

• Melhor interação com seus fornecedores;

• Aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas.

O SIG auxilia os executivos das empresas a consolidar o tripé básico de sustentação da empresa: quantidade, produtividade e participação. A qualidade não deve estar associada apenas ao produto ou ao serviço final, deve envolver o nível de satisfação das pessoas no trabalho, associado a uma qualidade de vida que se estenda à sua estrutura pessoal, familiar e social. A produtividade não deve ser abordada como um assunto de linhas de produção. Esta deve ir até o nível de produtividade global e consolidar o comprometimento de todos para com os resultados parciais e globais da empresa.

Para que a empresa possa usufruir as vantagens básicas do sistema de informações gerenciais, é necessário o envolvimento adequado da administração com o SIG, a competência por parte das pessoas envolvidas (cada um de acordo com sua função dentro do sistema), o uso de um plano-mestre, o apoio catalisador de um sistema de controladoria (contabilidade, custos e orçamentos), a adequada relação custo x benefício e, é claro, o conhecimento e a confiança no SIG.

Com o intuito de evitar erros oriundos dos sistemas de informações gerenciais, atualmente trabalha-se com sistemas em tempo real. Esse método atual proporciona sistemas mais eficientes e devidamente integrados às decisões empresariais.

O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Planejamento é um conjunto de ações e decisões para o futuro da organização (Faria, 2007). Este processo deve ser encarado racionalmente para que possa ser mais efetivo e deve ser a primeira atividade antes de qualquer ação. O planejamento é importante para extrairmos o máximo nos resultados e diminuir a ação das deficiências da organização.

Hoje, o PE é uma ferramenta que faz muita diferença pelas alterações rápidas do mercado impondo um pacote de decisões rápidas.

Existem dois tipos de planejamento: aquele que é formalizado e o que está na mente do líder, que é o informal (Las Casas, 2001). O informal é quando não possui método e o formalizado é quando existe técnicas específicas para implementação do Planejamento Estratégico. Para Oliveira (2007) o planejamento é um conjunto de elementos interconectados de tomada de decisões onde os resultados ficam expostos somente no futuro.

QUAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com