PIB DE CURITIBA
Trabalho Escolar: PIB DE CURITIBA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Regi • 7/4/2014 • 611 Palavras (3 Páginas) • 353 Visualizações
INTRODUÇÃO
A concentração da riqueza em poucos municípios brasileiros é “muito grande”, segundo mostra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativa a 2005 . Apenas cinco capitais — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte — representavam, juntas, 25% do Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro em 2005.
Curitiba aparece em quarto lugar no ranking nacional com R$ 29.821.203, renda per capita de R$ 16.964 e colaborando em 1,39% com PIB nacional. No ranking dos Estados, o Paraná está em quinto lugar, com uma participação de 5,9% no PIB do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Segundo o IBGE, em 1970 a população de Curitiba era de 609 mil habitantes e em 2010 ultrapassou 1,7 milhão de pessoas. A taxa média de crescimento populacional de Curitiba, que chegou a 5,3% a.a. na década de 70, atualmente é de 1,0%.
ECONOMIA
Se fosse um estado, Curitiba seria, compreensivelmente, o “mais pobre” do Sul do país, atrás de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas não seria um estado insignificante. Responsável por quase um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná e por 8,5% do PIB da Região Sul, a capital paranaense gera mais riquezas que 12 estados brasileiros.
Numa lista hipotética, a cidade seria, portanto, a 16.ª economia entre os estados brasileiros, ligeiramente menor que a de Mato Grosso, um dos principais produtores agrícolas do país.
Curitiba sofre com as dores do crescimento
O trânsito se ressente da explosão da frota de veículos, que cresceu 20% desde 2007. A cada dez habitantes da cidade, sete têm automóvel. O boom imobiliário jogou para cima os preços dos imóveis, que acumulam valorização média de 39% em dois anos. Para completar, a compra do supermercado e o serviço de lavanderia estão mais salgados. A cidade teve a maior inflação no custo de vida do país em 2011.
O QUE É IDH?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.
CONCLUSÃO
Curitiba é a quarta capital com maior participação no PIB Nacional, tendo seu distrito criado em 1654 e o município em 29 Março de 1693.
Curitiba tem potencial para continuar a crescer em ritmo acelerado nos próximos anos – o que deve gerar mais pressões sobre a vida dos moradores da cidade. Segundo Barcelos, o desenvolvimento
...