PIM Natura
Por: dalianegra • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 7.038 Palavras (29 Páginas) • 909 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA –UNIP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
V.P.
NATURA
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paulista – UNIP como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental. Orientado pelo Professor Denilson de Souza.
PIRAJU – SP
2014
RESUMO
O trabalho aborda a importância da Ecologia, da preservação do ecossistema e da biodiversidade nos dias atuais. O conhecimento da diversidade biológica, bem como a necessidade de valorizar e preservar os bens naturais que já não se encontram em abundância são quesitos primordiais para a sobrevivência do ser humano e de todas as gerações futuras.
A biodiversidade suporta o ambiente em que vivemos e do qual as nossas vidas e as de outros seres vivos dependem. Graças à biodiversidade podemos obter alimentos, roupas, medicamentos, entre outros. É uma das maiores riquezas do planeta e, no entanto, a menos reconhecida como tal.
A perda da biodiversidade é um fenômeno global, causado principalmente pela atividade humana. Portanto, para evitar a diminuição das espécies há a necessidade de se adotar medidas em escala global. Cada nação deverá ser responsável pela manutenção de seus biomas e ecossistemas. Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte.
A empresa Natura faz sua parte em relação à preservação do meio ambiente investindo no desenvolvimento sustentável, pesquisando e buscando novas formas de se relacionar com a biodiversidade. Uma das principais plataformas de tecnologia da Natura é o uso sustentável de insumos da biodiversidade brasileira, visando sua preservação.
PALAVRAS-CHAVE: ecologia, ecossistema, biodiversidade, ecologia industrial, economia verde.
SUMÁRIO
RESUMO 2
1. INTRODUÇÃO 4
2. ECOLOGIA, ECOSSISTEMA E BIODIVERSIDADE 5
2.1. NATURA E A BIODIVERSIDADE 6
3. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 8
4. ECOLOGIA INDUSTRIAL 9
4.1. AVALIAÇÃO DA EMPRESA NATURA 10
5. QUÍMICA AMBIENTAL – EMISSÕES, EFLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS 12
6. PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L) 17
7. EDUCAÇÃO AMBIENTAL 20
8. MARKETING VERDE E SUA RELAÇÃO COM A NATURA 21
9. ECONOMIA VERDE 23
10. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA NATURA 25
CONCLUSÃO 27
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28
1. INTRODUÇÃO
O Meio ambiente, atualmente, é um tema presente na vida de todas as pessoas. Assuntos sobre preservação, sustentabilidade, reciclagem, entre outros, passam a ter grande importância, influenciando diretamente a vida da sociedade.
A preservação da biodiversidade é extremamente importante para a manutenção do equilíbrio biológico do planeta, uma vez que as relações entre as espécies e o meio são vitais para sua conservação. Portanto devemos entender cada espécie como parte do todo. O rompimento de um elo nesta interação de espécies pode desencadear uma extinção em cadeia.
A principal ameaça à biodiversidade é a ação humana. Devido a esse fator muitas espécies são extintas, antes que possam ser estudadas ou que alguma atitude seja tomada para tentar a preservação da espécie. A conservação dos ecossistemas naturais, sua flora, fauna e os microrganismos, garante a sustentabilidade dos recursos naturais e permite a manutenção da biodiversidade, que garante o bem estar das populações humanas.
Este trabalho visa mostrar que a empresa Natura possui um modelo de gestão sustentável em seus negócios, demonstrando grande preocupação com a responsabilidade social e ambiental, criando, assim, um elo com as pessoas do processo produtivo ao consumidor final. Cria e desenvolve produtos com o uso de modelos ecológicos de produção vegetal, como programa de certificação de insumos.
A empresa conta com a ajuda de comunidades rurais, que contribuem com a renovação da biodiversidade, com o sentido de que tudo que é extraído é plantado novamente, fazendo um ciclo ativo e sustentável da natureza. Nada é tirado sem uma causa e retorna à floresta.
A Natura possui uma Política de Uso Sustentável da Biodiversidade e do Conhecimento Tradicional Associado. Seu objetivo é promover a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade, desenvolver as comunidades provedoras e valorizar as riquezas naturais e o patrimônio cultural das comunidades e das unidades de conservação de uso sustentável, conservando-os para as gerações futuras.
2. ECOLOGIA, ECOSSISTEMA E BIODIVERSIDADE
Ecologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo. A Ecologia também estuda a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra.
É de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, as informações geradas pelos estudos da Ecologia possibilitam ao homem o planejamento de ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.
Ecologia é uma palavra que modernamente vem ocupando grande espaço nos veículos de comunicação, nos discursos políticos e de líderes classistas, bem como nas conversas formais e informais. Porém chama-nos a atenção o fato desta ciência apesar de tão lembrada e discutida, não ser aplicada e de ter suas leis praticamente desconhecidas e desrespeitadas no dia-a-dia.
Denomina-se ecossistema o conjunto das comunidades de uma área específica, levando em consideração os fatores ambientais como: tipo de solo, intensidade luminosa (temperatura), índice pluviométrico (quantidade de chuva), umidade, salinidade, acidez, turbidez, bem como todas as características
...