PIM VI UNIP GESTÃO PUBLICA ELETROBRAS
Por: joana_deus • 6/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.813 Palavras (8 Páginas) • 609 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
0509549 - ALCEU COSTA FERNANDES
ELETROBRAS
PIM VI
Cubatão
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
0509549 - ALCEU COSTA FERNANDES
ELETROBRAS
PIM VI
Projeto Integrado Multidisciplinar VI para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: FERNANDA DE CASTRO LEITE
Cubatão
2020
RESUMO (VERNÁCULO)
Sobrevivente à era das privatizações no setor elétrico e provavelmente com seu tempo como estatal se findando, a ELETROBRAS do Rio de Janeiro, líder em distribuição de energia elétrica em nosso país será o objeto de estudo desse projeto. Serão tratados aspectos importantes do seu planejamento e organização orçamentário/administrativa, nos temas: finanças e orçamentos públicos, plano de negócios e suas estratégias, além do patamar ético e aplicação da legislação vigente dentro da organização. Líder no país, é a maior da América Latina e além de comercializar e distribuir energia elétrica, ainda atua no segmento de comercialização de eficiência energética (PROCEL), Programa LUZ PARA TODOS e PROINFA.
Sumário
SUMÁRIO EXECUTIVO .................................................................................... 3
4. iNTRODUÇÃO 5
5. FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS 6
6. PLANO DE NEGÓCIOS ................................................................................ 9
7. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL ................... 11
8. CONCLUSÃO .............................................................................................. 11
9. REFERÊNCIAS ........................................................................................... 12
4. INTRODUÇÃO
Após enfrentar grande oposição na época do Governo Getúlio Vargas, a partir de 1954, quando foi proposta a criação da ELETROBRAS – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., a Lei 3.890 – A foi finalmente assinada por Jânio Quadros em 1961, quando a União recebeu autorização para o início da construção, inaugurada posteriormente pelo Presidente João Goulart.
Passando a contribuir ativamente para o desenvolvimento do Brasil, a ELETROBRAS passou a idealizar e desenvolver projetos de estudos para área elétrica por todo país. Durante período das grandes privatizações, na década de 90 a empresa sofreu perdas de frações deixando o setor de distribuição no ano de 2018.
Fazem parte do grupo de empresas da ELETROBRAS:
- Eletrobras Amazonas GT
- Eletrobras CGT Eletrosul
- Eletrobras Chesf
- Eletrobras Eletronorte
- Eletrobras Eletronuclear
- Eletrobras Furnas
- Eletrobras Cepel
- Eletrobras Eletropar
Metade do Capital da ITAIPU BINACIONAL, em nome do Governo Brasileiro, pertence à ELETROBRAS. Ela controla a maior parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil.
5. FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS
Dentro das Finanças públicas, os orçamentos são utilizados como ferramenta de planejamento e execução. Devendo ser realizados com transparência e técnica, constrói a previsão das receitas e fixa as despesas que deverão ser previstas para o dinheiro do governo.
No artigo 165 da Constituição Federal do Brasil estão descritas 3 tipos de leis orçamentárias: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Na Lei Orçamentária Anual está o orçamento propriamente dito, autorizando os gastos em atividades e pagamentos específicos. As duas demais vão orientar o processo de planejamento dos gastos à médio prazo e em curto prazo, adequar metas fiscais e financeiras.
Princípios Orçamentários:
- UNIVERSALIDADE: atende aos três poderes e carrega todas as informações – LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL.
- EXCLUSIVIDADE: conforme parágrafo 8 do artigo 165 da Constituição, é proibido incluir matéria estranha ao objeto.
- UNIDADE: perante à UNIÃO, todas as previsões devem constar numa única Lei.
- PERIODICIDADE ou ANUALIDADE: conforme parágrafo 3 do artigo 165 da Constituição, para cada ano deve existir uma lei orçamentária.
- NÃO AFETAÇÃO OU NÃO VINCULAÇÃO: é proibido ligar receitas de impostos à órgãos, fundo ou despesa, salvo exceções legalmente previstas.
- EQUILÍBRIO: está dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, os gastos dependem da arrecadação.
- TRANSPARENCIA: 6º parágrafo do artigo 165 da Constituição Federal.
- PUBLICIDADE: especificado na Carta Magna Brasileira, em diversos dispositivos.
- QUANTIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS: não é permitido concessão ou utilização de créditos ilimitados.
O orçamento público propõe um programa de obras, serviços e encargos públicos, expresso em termos de dinheiro, com previsão da receita e fixação da despesa, a ser executado dentro de um ano financeiro. (MEIRELES, 1984, p. 326)
O orçamento púbico (da União, estados, municípios e Distrito Federal) tem a finalidade de evidenciar, em termos qualitativos e quantitativos, física e monetariamente, as políticas econômico-financeiras que o Governo pretende executar. (SILVA, 1997, p. 181)
A existência do Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual, instrumentos desse planejamento, iniciaram vigência com a introdução de grandes mudanças nas normas da finança pública, na Constituição Federal a partir de 1988, excepcionalmente quanto ao orçamento público. A partir do ano 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe o equilíbrio das contas públicas, controle anticorrupção e ainda evita erros da gestão orçamentária e financeira.
...