PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
Dissertações: PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kristyed • 14/9/2013 • 949 Palavras (4 Páginas) • 561 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ALUNO
DIVERSIDADE CULTURAL
BELÉM-PA
2013
ALUNO
DIVERSIDADE CULTURAL
BELÉM-PA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................3
2 A CULTURA DE UM POVO.................................................................3
3 EDUCAÇÃO PARA TODOS................................................................3
4 VISÃO DO HOMEM.............................................................................4
5 A PERSONALIDADE DO HOMEM.......................................................4
6 A CRIANÇA É UM SER SUPREENDENTE..........................................4
7 O HOMEM UM SER SOCIAL...............................................................5
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................5
9 REFERÊNCIAS.....................................................................................6
DIVERSIDADE CULTURAL
Crislene Oliveira das Chagas
Resumo
O presente artigo aborda a Antropologia da Educação, que retrata a cultura de um povo, as diversas sociedades. A questão da educação que é presente não só na escola, como também em outras instituições.
Fala acerca dos valores, do respeito à cultura de cada um. Dá ênfase à personalidade do homem que transforma a natureza e a si mesmo através do seu trabalho.
Destaca a criança como um ser surpreendente que adquire conhecimento não só no contexto familiar como também na escola e com as pessoas à sua volta.
Trata também do homem como um ser social, que através da sua vivência coletiva transforma o ambiente e se transforma num ser original e único.
Palavras-chave: Cultura. Educação. Homem. Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Este texto mostra a Antropologia da Educação desde a antiguidade, tentando explicar as diferenças de comportamento entre os homens a partir dos seus aspectos que constitui a sociedade das diversidades genética e geográfica.
2 A CULTURA DE UM POVO
De acordo com Felix Keesing “não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais” (apud LARAIA, 2008).
Segundo o autor, a cultura pode ser ensinada para outra criança de outro país, se for colocada desde o início da infância.
3 EDUCAÇÃO PARA TODOS
Segundo Brandão (2004) “Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos
pedaços da vida como ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar”.
O autor deixa claro que a educação existe e está ao nosso redor, na família, na comunidade, nas igrejas e, principalmente, nas instituições. Cabe a nós querermos aprender.
4 VISÃO DO HOMEM
De acordo com Everardo Rocha (1988), etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
A partir do momento em que se desconhece o grupo, o outro, são criadas, inferidas, definições e julgamentos de valor a respeito destes, porém, na maior parte das vezes desconsideramos o contexto social geral do grupo que se está falando, e partindo apenas do que pressupomos.
5 A PERSONALIDADE DO HOMEM
Segundo GONZALEZ e DOMINGOS (2005) “A experiência do dia-a-dia nos ensina que o ser humano possui a capacidade de aprender, criar e transmitir. Quando nascemos trazemos impressos em nós de maneira pronta e acabada, todos os conhecimentos necessários para a vida. Nossa presença, neste mundo, inicialmente, tem a forma da fragilidade e da indigência”.
O ser
...