PLANO DE TRABALHO
Casos: PLANO DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinesdelgran • 11/3/2015 • 2.509 Palavras (11 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – DEAR
CURSO GRADUAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO
BRUNA MOTA DA MATTA
PLANO DE TRABALHO
PRODUTO PARA A INTRODUÇÃO AO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA DEPENDNTES QUÍMICOS
SALVADOR
2011
RELATÓRIO DE ANÁLISE PARA A SEGUNDA E TERCEIRA AVALIAÇÕES DA DISCIPLINA METODOLOGIA DE PESQUISA, DA UNIVERSIDADE SALVADOR.
Orientador: Prof.ª ANA LICKS
PLANO DE TRABALHO
PRODUTO PARA A INTRODUÇÃO AO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA DEPENDNTES QUÍMICOS
BRUNA MOTA DA MATTA
SALVADOR
2011
"Antigamente a cidade era o mundo, hoje o mundo é uma cidade.” (Lewis Mumford).
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
A sociedade brasileira reconhece os desafios para construir premissas, concepções e objetivos para uma cidade com justiça social, democrática na definição de acesso universal aos serviços que são de grande importância e magnitude, principalmente no âmbito das políticas de inclusão social. O termo inclusão social, muito difundido e pouco praticado, consiste na igualdade de acesso a todas as informações, tecnologias, bens e serviços consciente do respeito à diversidade e às expressões culturais e religiosas. O trabalho e a “sociabilização” constitui a melhor forma de permitir o acesso do indivíduo à sociedade aumentando a sua autoestima, o seu desenvolvimento e influencia positivamente àqueles que o cercam. Numa sociedade dividida pela desigualdade socioeconômica, algumas famílias vivem um dilema: lutar contra o mau do vicio de seus filhos dependentes químicos. Com o aumento do consumo de drogas, algumas entidades preocupadas criaram centros especializados na recuperação de dependentes químicos. Ao ser internado o dependente químico passa por vários processos com acompanhamento medico, psiquiátrico e psicológico. A família também passa por acompanhamentos psicológicos para estarem preparados para o retorno do seu ente. Quanto ao processo de inserção do ex-dependente químico ao convívio social é o primeiro obstáculo que um ex-dependente químico enfrentará é o preconceito constituído na sociedade. Por associar o uso de drogas com marginalização, parte da sociedade vê um ex-dependente químico como marginal, e com isso não acreditam na sua recuperação, inibindo assim a chance dele ter novas oportunidades profissionais e sociais.
E de acordo com a necessidade e a falta de instituições adequadas que unam além do tratamento médico ao paciente, o incluam novamente no meio social, dando subsídios para uma vida relativamente normal surge a materialização desse desejo de reunificação social entre dependente e sociedade surge com a proposta de se fazer um Centro de Reabilitação do Dependente. Um equipamento de grande porte que irá abrigar todas as formas de ressocialização de Dependentes a inserção deles de volta na sociedade.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Elaborar o projeto de um Centro de Reabilitação de apoio Biopsicossocial para Dependentes Químicos que contemple no seu detalhamento, diretrizes e modelos tanto na gestão das políticas para os internos quanto ao apoio aos seus familiares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entre os objetivos específicos do trabalho, devem ser considerados os seguintes:
Conceber diretrizes projetuais estratégicas para o desenvolvimento desse equipamento em área suficientemente compatível com o modelo a ser adotado;
Identificar ações que devam de imediato, ser implantadas na recuperação biológica, psicológica e social dos Dependentes Químicos;
Elaborar de um projeto voltado para o desenvolvimento social com a inclusão do paciente novamente na sociedade;
Promover levantamentos para auxiliar no processo desde antes da internação até o período de entrada no centro, como auxiliar o dependente na passagem pela instituição desde o primeiro estágio até o último estágio que é a ressocialização através da música, literatura, artes plásticas, etc.
Viabilizar o contato entre as equipes multidisciplinares tendo como eixo articulador de trabalho o tema em questão;
CRÍTICA A PROJETOS SIMILARES
CENTRO PARA TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA VILA SERENA
O Centro Vila Serena foi fundado em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, tendo o apoio das entidades Johnson & Johnson do Brasil e da Fundação Hazelden dos Estados Unidos. Em 1986 foi aberto o segundo centro em São Paulo, desta vez com a colaboração da Caterpillar, Dow Química, McDonald's e General Motors. Já no ano de 1995 verificou-se a necessidade de expansão deste centro, sendo então implantadas outras unidades em diversos estados como Bahia e Ceará, através do sistema de franquia.
O Centro Vila Serena é uma rede de centros não filantrópica que realiza atendimentos particulares e de conveniados, sem o recebimento de doações ou subsídios que se mantém pelo estipêndio de serviços prestados. Atuantes em 4 estados brasileiros, como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que há um Centro na Grande São Paulo e uma outra unidade em São João da Boa Vista.
MODELO DE TRATAMENTO E FILOSOFIA: Vila Serena realiza o tratamento de diversas dependências além das substâncias lícitas ou ilícitas, como a compulsão por jogos, internet, compras, sexo, etc. O modelo de tratamento empregado é o Minnesota, que utiliza um trabalho psicoterapêutico voltado para o autoconhecimento e conscientização da doença. Tendo em vista que a doença manifesta-se de forma diferente
...