PMA FINAL
Exames: PMA FINAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elcio1 • 4/9/2013 • 3.124 Palavras (13 Páginas) • 481 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
3° Semestre
Alexandre Teixeira Silva – RA: 5312962336
Guilherme Fernandes Chaves – RA: 5570147457
Luciana Aparecida de Barros – RA: 1299157972
Ricardo Alexandre Vidal Batista – RA: 3880755626
Élcio Sampaio da Silveira – RA: 5335984898
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL
PROFESSOR-TUTOR EAD: Felipe Ricardo Rossi
São José dos Campos - SP
2013
Alexandre Teixeira Silva – RA: 5312962336
Guilherme Fernandes Chaves – RA: 5570147457
Luciana Aparecida de Barros – RA: 1299157972
Ricardo Alexandre Vidal Batista – RA: 3880755626
Élcio Sampaio da Silveira – RA: 5335984898
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL
Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo São José dos Campos, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância Felipe Ricardo Rossi
São José dos Campos
2013
Tema: Projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos em um Posto de
Combustível
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade desenvolver um projeto de melhoria para a cadeia de suprimentos de um posto de combustível. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite a empresa avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e criando valores agregados e diferenciais em relação à concorrência. Por isso, é muito importante que toda a cadeia de suprimentos seja constantemente analisada com o objetivo de implementar melhorias no processo e eliminar desperdícios. Dessa forma, analisamos um determinado posto de combustível, e fizemos uma pesquisa em toda a sua cadeia de suprimentos, desde a compra do produto até a entrega dos combustíveis aos clientes. Estabelecer e manter o estoque, minimizando as dúvidas são desafios do gestor da área de logística, assim como, o atendimento aos consumidores finais e, para isso, o plano de melhorias para a cadeia de suprimentos tem o objetivo de decidir onde manter os estoques e desenvolver a política e os procedimentos para o gerenciamento da cadeia de suprimentos do posto de combustível pesquisado, desde o planejamento até a venda ao consumidor final. Após obtermos as informações necessárias, podemos constatar as limitações existentes durante a execução do processo, identificar os pontos de atenção existentes no decorrer do processo e apresentar propostas e sugestões positivas quanto aos problemas detectados no decorrer da análise do projeto.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1. CONTEXTO PESQUISADO 8
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10
3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Visto que o mercado de combustíveis vem passando por muitas alterações nos últimos anos, isso fez com que a competitividade se tornasse mais acirrada, onde os concorrentes estão em constante fase de estruturação por buscarem melhores resultados no atendimento. Diante disso, a qualidade passa a ser um fator decisivo para o sucesso da empresa.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para oferecer uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os aspectos da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na própria empresa estudada e finalmente nos clientes finais. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, minimizar os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente, ou seja, entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera – qualidade. Esta gestão é por vezes difícil, principalmente para uma organização que não tenha controle sobre toda sua cadeia. Vários níveis de planejamento também precisam ser considerados: estratégico, tático e operacional. Trata-se de conhecer sua própria rede de distribuição já existente com os controles de estoques sendo utilizados e de iniciar uma primeira estratégia de coordenação da entrega dos produtos, iniciada antes mesmo da fabricação dos mesmos.
Através de uma analise completa de toda a cadeia de suprimentos poderemos ter total controle de todas as etapas do processo e fazer uma avaliação eficaz. Desse modo, conseguimos estudar as possibilidades de melhorias em seu processo e verificar os pontos críticos de cada fase e ter um diagnóstico, que pode ser positivo em alguns aspectos ou negativos em outros. Para os negativos, é necessário um plano de ação para eliminá-los ou pelo menos minimizá-los.
Apresentação
Posto
...