POLÍTICA AMBIENTAL
Tese: POLÍTICA AMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janainac23 • 18/3/2014 • Tese • 2.721 Palavras (11 Páginas) • 276 Visualizações
3. POLÍTICA AMBIENTAL.
A “LCE” desenvolve, produz e comercializa produtos de limpeza de acordo com o Sistema de Gestão Ambiental, voltada para os princípios de “Desenvolvimento Sustentável.
Conscientizamos e capacitamos nossos funcionários e prestadores de serviços que trabalham na empresa para atuarem de forma ambientalmente correta.
A empresa possui um compromisso com seus clientes e consumidores de oferecer produtos de alta qualidade, sempre respeitando o meio ambiente.
Para isso trabalha com a melhoria contínua de seus processos e produtos tendo o comprometimento de reduzir o impacto ambiental causado por suas operações, diminuindo a utilização dos recursos naturais visando á preservação do meio ambiente, através do cumprimento da legislação e normas ambientais.
A “LCE” tem como meta reduzir o desperdício da matéria prima, aumentando a produtividade e obtendo resultados positivos.
4. PRINCIPAIS E MAIORES CLIENTES DO PRODUTO/SERVIÇO.
Como a LCE terá produtos eficientes, haverá tempo para atender com agilidade na demanda de entrega das mercadorias para os clientes, que deverá ser a referência e o carro chefe do negócio. Tendo como principais estratégias o foco no atendimento, a forma de apresentação dos produtos e a vinculação de sua imagem a higiene.
• A “LCE”, não compete no segmento de mercado representado pela a dona de casa, que muitas vezes são fiéis a marcas tradicionais, pensando nisso ela atua em hospitais, indústrias, bares, condomínios e estabelecimentos comerciais, onde o consumo é maior e as vendas podem ser feitas em embalagens de grande capacidade.
•
5. AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.
Entre as oportunidades ambientais identificadas neste negócio, podemos destacar a redução de impacto no meio ambiente com mudanças simples de processo e com a conscientização e colaboração dos funcionários que são treinados e capacitados desde o momento da sua contratação e continua aprimorando seus conhecimentos e se conscientizando da importância da melhoria dos processos produtivo durante sua trajetória na organização. A empresa que possui um modelo de administração responsável, que cumpre as exigências das legislações ambientais vigentes melhora a sua imagem perante os concorrentes e consumidores.
A organização que combate os problemas ambientais da empresa, automaticamente ela tende a ter vantagens econômicas, maior eficiência, menor custo de produção e redução do consumo.
6. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL.
A “LCE” tem como meta a melhoria na utilização de recursos hídricos. A empresa LCE levantou alguns dados e verificou que precisa repensar no que diz respeito à melhoria dos seus processos. Pensando nisso foi desenvolvido um projeto que poderá ter uma redução significante de custo para a organização. O projeto visa à redução de água utilizada no processo de produção dos produtos de limpeza e o consumo consciente da água como seu maior objetivo.
A empresa reuniu gerentes, supervisores e técnicos de segurança para elaborar e introduzir um Sistema de Gestão Ambiental. Esse grupo ficou responsável pela a criação do projeto. Definiu meta, organizou visitas técnicas e trocas de informações sobre projetos ambientais, transformou a semana do meio ambiente em evento de conscientização, com treinamentos e palestras.
A LCE instalou torneiras de desligamento automático, vaso sanitário com sistema de descarga a vácuo, que utiliza menos quantidade de água para as realizações de suas funções, criou um projeto para reutilizar água da chuva e consequentemente reduzir o consumo do recurso para lavagem dos equipamentos e áreas internas e externas. Já nos locais onde há grande pressão de água (produção), foi instalado registros que regulam a vazão.
Para alcançar os objetivos toda a equipe foi mobilizada em prol da ação, com informação e capacitação, para evitar o desperdício na empresa e dentro dos seus lares.
O resultado esperado é que a LCE tenha uma redução no consumo de água de 40%.
7. RELATÓRIO PARCIAL.
Este projeto apresenta uma abertura de uma nova empresa (LCE) na área de produtos de limpeza, situada na cidade de Jundiaí-SP e tem como objetivo implantar um Sistema de Gestão Ambiental na organização citada.
A empresa encontrava numa situação financeiramente estável, porém foi necessário elaborar um plano de negócio para reverter tal situação e aumentar seu lucro, por isso foi feito investimento na área trocando alguns equipamentos relacionados à hidráulica, com resultado de uma redução de 40% no consumo de água, além desse lucro a empresa se adequou aos fatores sociais (exigências dos consumidores, ações de entidades não governamentais) e fatores econômicos e políticos (novas legislações), criando uma visão de uma empresa ecologicamente correta
8. Área de meio ambiente
8.1 Objetivos e metas
-Desenvolver atividades no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas
relacionados ao meio ambiente interno e externo da empresa
- Manter, geralmente em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos
trabalhadores;
- Produzir, com a colaboração de dirigentes e trabalhadores, produtos ou serviços
ambientalmente compatíveis;
- Colaborar com setores econômicos, a comunidade e os órgãos ambientais para que
Sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem as
agressões ao meio ambiente.
8.2 Especificação da atividade
- A redução de emissões de gases poluentes, causadores do efeito estufa.
- Reuso de toda a água descartada de nossas atividades produtivas.
- Procuramos sempre que possíveis produtos reutilizáveis.
- Utiliza racionalmente os recursos naturais
- Embalagens recicladas.
8.3
...