PORTFÓLIO 01 AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Pesquisas Acadêmicas: PORTFÓLIO 01 AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rapha_07 • 16/11/2014 • 869 Palavras (4 Páginas) • 670 Visualizações
PORTFÓLIO 01
AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Gestão da Qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina [Auditoria, Normatização e certificações]
Prof. Marcelo dias
Guarulhos
2012
ATIVIDADE PROPOSTA
Com base no contexto apresentado, resposta às questões abaixo utilizando como referência a bibliografia básica da disciplina.
1. Quando se deve solicitar uma pré-auditoria de certificação?
Durante a fase final de implantação do Sistema de qualidade de acordo com manual de que deve ser seguido para atingir os requisitos em relação ao estabelecimento e produto correspondente ao ramo da empresa.
2. Para que serve uma pré-auditoria?
No início da década de 90, as empresas solicitavam a auditoria de certificação sem nenhuma checagem prévia, normalmente os auditores detectavam problemas conceituais, como por exemplo, não aplicação de requisitos que influenciavam a qualidade. Nestes casos, a certificação não podia ser recomendada, causando transtornos para a empresa e certa decepção, muitas vezes, os problemas advinham de uma incorreta interpretação da norma para o setor de negócio da empresa. Com esta experiência adquirida, os organismos certificadores em todo o mundo passaram a realizar análises prévias a fim de diminuir os riscos de na certificação por problemas de adequação – estas análises prévias são as chamadas Pré-Auditorias.
3. Como é feita uma pré-auditoria?
Este é o primeiro contato “in loco” com a equipe auditora e serve para “quebrar o gelo”, diminuindo a ansiedade da organização. Na pré-auditoria são seguidos todos os passos da auditoria de certificação: reunião de abertura, investigação, relato das não-conformidades e reunião de encerramento. Geralmente, o auditor da auditoria de certificação será o mesmo da pré-auditoria.
A pré-auditoria tem como objetivo analisar criticamente a adequação do sistema de gestão da sustentabilidade. Isso significa que os procedimentos e documentação serão verificados em relação a sua adequação à norma de referência.
Ao final da pré-auditoria, a organização recebe um relatório contendo todos os itens que devem ser corrigidos.
4. Qual é o prazo padrão entre uma pré-auditoria e a auditoria de certificação?
Não existem prazos formais definidos. A data da auditoria de certificação fase 1 normalmente é agendada na continuação dos trabalhos desenvolvidos pela pré-auditoria, ou seja, uma organização solicita a pré-auditoria para 01 e 02 de Maio de 2012 e auditoria de certificação fase 1 iniciaria em 03 de maio de 2012.
Se a pré-auditoria e a auditoria de certificação fase 1 não detectou problemas graves e o sistema está maduro na sua implementação, a auditoria de certificação fase 2 pode ser realizada após 1 mês, desde que, as datas já estejam reservadas e os auditores alocados para o evento. Se, ao contrário, a pré-auditoria detectou muitos problemas que demoram a ser corrigidos, o prazo pode se estender a meses.
Deve-se levar em conta que, para a certificação de sistema de gestão sustentabilidade para meios de hospedagem, dando seqüência a fase 1, deve ser realizado um anúncio público com pelo menos 30 dias corridos de antecedência da fase 2.
5. É possível pular a pré-auditoria e ir direto para a auditoria de certificação?
Sim. Recomenda-se fortemente a realização da pré-auditoria, porém se a organização tem muita segurança na adequação e conformidade
...