PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO
Exames: PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: guikozowski • 22/8/2014 • 2.118 Palavras (9 Páginas) • 1.237 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO
PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h
UNIDADE 1
SUPERVISÃO EDUCACIONAL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?
A Supervisão era considerada treinamento para estudantes e que na Idade Média era enviado às escolas um professor, percebido pelos demais como alguém que controlava as atividades, a fim de garantir que aspectos morais e religiosos da instrução fossem desenvolvidos.
2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.
Fiscalizadora: Essa fase confunde-se com inspeção escolar, tinha como objetivo o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, o cumprimento de datas e prazos, verificação de documentos escolares.
Construtiva: é uma supervisão orientadora e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores. O objetivo maior é examinar as falhas na atuação dos professores.
Criadora: A supervisão criadora estimula e orienta, de maneira democrática e científica os mestres, a fim de que se desenvolvam profissionalmente e sejam capazes de melhorar o ensino-aprendizagem. O objetivo é o aperfeiçoamento de todo o processo ensino-aprendizagem.
3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.
O Supervisor Educacional coordenará e irá contribuir nas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação do Projeto Político Pedagógico, juntamente com os demais especialistas, direção e professores da Unidade Educativa. O Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõem a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere.
4. Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.
Professores desatualizados e com formação limitada.
Dificuldade de aliar a teoria e a prática.
Pouca motivação do professor, metodologia ultrapassada e desinteresse por aprimoramento e capacitação.
Professores sem linha de trabalho determinada.
5. Proponha alternativas, além das citadas no item 7.3 desta unidade, que possam colaborar na solução dos problemas enfrentados pelo supervisor escolar.
Professores mais interessados em se aprimorar cada vez mais.
Mais investimentos nas escolas.
6. Buscando pela definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2002), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor?
Não é fiscal de professor, não é coringa, tarefeiro, quebra galho, tapa-buraco, não é generalista, entre outras.
7. Escolha um tema apresentado na unidade e faça um texto argumentativo posicionando-se a respeito.
UNIDADE 2
O SUPERVISOR EDUCACIONAL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Qual o papel do supervisor educacional no contexto atual?
A supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar. o supervisor escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo, um profissional de educação comprometido com o seu grupo de trabalho.
2. Muitas são as ações do supervisor. Escolha cinco ações entre as citadas no fascículo e explique-as.
Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico e para a elaboração de propostas de intervenção na realidade da escola; para discutir o que é melhor para a escola.
Orientar a comunidade escolar na proposição e construção de um projeto pedagógico numa perspectiva transformadora. Incluir mais a comunidade para que acompanhem mais de perto o desenvolvimento das crianças.
Analisar as propostas de natureza pedagógica a serem implantadas na escola, observando a legislação educacional em vigor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, como fundamentos da prática educativa.
Sistematizar, junto à comunidade escolar, atividades que levem à efetivação do processo ensino e aprendizagem, de modo a garantir o atendimento às necessidades do educando; para suprir as necessidades do educando.
Organização e planejamento dos Planos de Estudos e Reformulações de acordo com o Projeto Pedagógico.
3. Em que difere a ação supervisora tradicional da renovada? Em sua opinião, qual destas práticas as escolas adotam, atualmente? Justifique a sua resposta.
Fiscaliza o trabalho pedagógico e é um facilitador ajudando também, hoje é mais adotada a ação renovada que enfatiza a produção do professor e do aluno no interior da escola, valorizando a realidade da comunidade escolar.
4. Com base nas leituras realizadas, o que é mais importante no perfil de um supervisor? Justifique.
É acompanhar o planejamento, a execução e a avaliação da ação docente. Dessa forma, dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões, formar e renovar equipes, enfrentar e analisar situações de problemas profissionais, administrar conflitos farão parte da rotina de um supervisor escolar.
5. O que significa ser um mediador do ensino-aprendizagem?
O Supervisor tem um papel fundamental no contexto escolar. Ele deve ser promotor e incentivador das mudanças necessárias
...