PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO - 80h
Dissertações: PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO - 80h. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TatianeSG • 20/3/2014 • 626 Palavras (3 Páginas) • 1.014 Visualizações
PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h
UNIDADE 1
SUPERVISÃO EDUCACIONAL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?
R:Na Grécia Antiga a Supervisão era considerada treinamento para estudantes e que na Idade Média era enviado às escolas um professor, percebido pelos demais como alguém que controlava as atividades, a fim de garantir que aspectos morais e religiosos da instrução fossem desenvolvidos.
2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.
R: Fiscalizadora: Essa fase confunde-se com inspeção escolar, tem como objetivo o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, o cumprimento de datas e prazos, verificação de documentos escolares. Construtiva: Trata-se de uma supervisão orientadora e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores. Neste sentido, o objetivo maior é examinar as falhas na atuação dos professores. Criadora: A fase criativa é atual, na qual podemos perceber uma mudança de postura do profissional supervisor que passa de inspetor a colaborador e tem como objetivo o aperfeiçoamento de todo o processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um trabalho coletivo visando à interação de todas as pessoas envolvidas no sistema educacional.
3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.
4. Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.
R: *Professores desatualizados e com formação limitada- o envolvimento dos participantes e a formação continuada apenas terminam a graduação e não pensam em fazer outros cursos. *Professores desestimulados - muitas vezes estão desestimulados pela falta de reconhecimento do seu trabalho e salário.
*Trabalho fragmentado- o modo como interagem gestores e professores no combate da fragmentação do processo educacional dentro desta realidade busca-se provocar um olhar diferenciado na contribuição de uma educação interdisciplinar.*Escola de hoje despreparada para o aluno que recebe- muitas vezes não estão preparadas para receber um aluno com inclusão, e mesmo assim tem em sala e não sabe como lidar com a situação.*Conteúdos e metodologias ultrapassados e desinteressantes. Muitas vezes pela falta de recursos materiais oferecidos pela instituição, ficam com conteúdos ultrapassados, passando de ano a pós ano a mesma coisa.
5. Proponha alternativas, além das citadas no item 7.3 desta unidade, que possam colaborar na solução dos problemas enfrentados pelo supervisor escolar.
R: Para colaborar com a situação dos problemas enfrentados, resgate das funções, trabalho integrado, cursos e encontros, seminários, tendo um compromisso dos professores com a educação e incentivando a capacitação continuada para professores e demais profissionais da educação.
6. Buscando
...