PROCESSOS DECISÓRIOS IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Por: alexandre1000000 • 27/9/2015 • Artigo • 1.430 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
PROCESSOS DECISÓRIOS
- IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Manaus - Paradas sem abrigo e inseguras, longa espera, veículos lotados, motoristas e cobradores que desrespeitam os passageiros e vias que não foram construídas para receber os ônibus. Esses são os principais problemas do transporte público de Manaus, apontados pelos trabalhadores que dependem do serviço e esperam que o novo prefeito apresente soluções.
Mesmo com a renovação da frota, iniciada no ano passado, os passageiros reclamam que não sentem melhoria na agilidade do serviço.
Dez empresas operam o serviço de transporte público convencional da cidade. Segundo dados da SMTU, elas administram 244 linhas alimentadas por uma frota de 1.620 veículos. Por dia, o sistema transporta 800 mil pessoas. Desses ônibus, 49,3% são dos anos 2011-2012, de acordo com a superintendência. A idade média atual da frota é de 2,93 anos. Os veículos mais velhos são de 2005.
- OBSERVAÇÃO
Os ônibus não conseguem andar a mais de 12 quilômetros por hora porque as ruas não têm estrutura para comportar a frota de carros particulares e do transporte público.
Em diversas paradas de ônibus, os passageiros enfrentam sol e chuva à espera do transporte porque não há abrigo.
As modalidades de transporte alternativo e executivo também funcionam precariamente e estão nas mãos de cooperativas porque a Prefeitura não conseguiu organizar o processo de licitação para regularizá-las.
- ANALISE
O Sistema de Transporte Coletivo tem enfrentado dificuldades oriundas principalmente da crescente demanda populacional que exige mais e melhores serviços. A cidade tem sofrido com um crescimento horizontal desenfreado e precisa diante desse crescimento desenvolver-se econômica e socialmente. A metodologia utilizada envolveu demonstração e comparação dos dados levantados e tratados estatisticamente, dos referenciais teóricos e da consulta à população usuária do transporte coletivo.
A análise procura diagnosticar a real situação do transporte coletivo para a cidade, com dados levantados e refletidos a partir de descrição documental e de entrevistas diretas à população, tendo em vista que, os meios de comunicação social da cidade nos últimos anos têm sinalizado o transporte coletivo como um problema que vem transformando o trânsito em verdadeiro caos.
- PLANO DE AÇÃO
São objetivos específicos da estratégia de mobilidade de Manaus:
- Aperfeiçoar, programar e ampliar as redes de circulação viária para integrar o território municipal e facilitar a articulação regional;
- Promover a reestruturação da malha viária e os sistemas de tráfego urbano, capacitando-os para atender às necessidades de circulação na cidade de Manaus.
Constituem programas estratégicos de mobilidade de Transporte Coletivo em Manaus:
I. Programa de Transporte Coletivo Urbano que integre ações de otimização e racionalização do sistema, modernização do gerenciamento e qualificação dos equipamentos de suporte ao transporte urbano intermodal, mediante:
- Integração dos diferentes modos de transporte, eliminando a concorrência entre eles e aumentando a disponibilidade do serviço;
- Informação dos itinerários disponíveis em diferentes meios de comunicação;
- Ampliação da rede de Transporte Coletivo com a implementação de infraestrutura adequada ao crescimento da demanda e a melhoria na qualidade do serviço oferecido.
II. Programa de Melhoria da Circulação e Acessibilidade Urbana, objetivando a qualidade dos logradouros públicos e o ordenamento dos sistemas operacionais de Tráfego, mediante:
- Priorização dos pedestres nas vias, ordenando e padronizando os elementos do mobiliário urbano e a comunicação visual, implantando e ampliando a arborização, recuperando as calçadas ocupadas com usos impróprios;
- Elaboração e implantação de rede ciclo viária, mantendo-a em constante adequação e integração quando da criação de novas vias e corredores urbanos;
- Adequação e ampliação das redes de serviços urbanos que interfiram na qualidade de circulação nas vias, incluindo os sistemas de drenagem de águas pluviais e de iluminação pública;
- Ampliação da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências.
A estratégia desse Plano de Ação para o Transporte Coletivo em Manaus tem como objetivo geral qualificar a circulação e a acessibilidade de modo a atender às necessidades da população em todo território municipal.
- AÇÃO
A questão do Transporte coletivo é que ele é um monopólio, é uma concessão a grupos econômicos que não se modificam. Vamos ser claros. O Transporte Coletivo de Manaus é uma indecência. Os ônibus não tem horário certo para passar, são caros, desconfortáveis e pouco integrados com outros modais de transporte.
Algumas ações podem ser postas em pratica para minimizar as varias questões do Transporte Coletivo de Manaus, aqui vão alguma situações de melhorias:
- Rigor nos horários: só dá para confiar em um transporte público que respeite os horários. As pessoas precisam ser pontuais para chegar ao trabalho, á escola e aos demais compromissos.
- Faixas Exclusivas para Ônibus: Não dá para os ônibus ficarem disputando espaço com tantos carros. Para uma solução real do trânsito, é mister que boa parte das ruas sejam dedicadas aos ônibus.
- Expansão e Integração de Ônibus: O meio de Transporte mais eficiente para os bairros de Manaus e solucionar meios de integração coerente para a população.
- Qualificação dos Coletivos: É difícil convencer alguém a deixar o seu carro para entrar em um ônibus lotado, quente, com cadeiras quebradas. Os ônibus precisam ser conservados, precisam ter assentos em bom estado e precisam esta em dias com os órgãos competentes.
- Educação dos Funcionários: Aparentemente, motoristas, colaboradores e fiscais de ônibus são contratados e jogados dentro dos veículos. Não há nenhum treinamento para que essas pessoas atendam seus clientes com presteza e educação. Pelo contrário. Submetidos a jornadas longas e com baixos salários, motoristas e cobradores são muitas vezes ameaçadas para usuários que querem apenas uma informação.
- Preço das Passagens: Mesmos com veículos ruins e funcionários mal treinados, o preço das passagens é caro. Dependendo da distância e do tempo que ficamos dentro dos Coletivos, sai mais barato pagar o combustível do carro do que as passagens de ônibus. A conta precisa ser refeita, mesmo que seja necessário um subsidio maios do governo ás empresas de transporte público.
- VERIFICAÇÃO
A expansão urbana e o crescimento demográfico fazem do Transporte Coletivo um serviço público essencial. Sua importância é fundamental na solução de problemas de distância, no atendimento às necessidades de locomoção das pessoas, sendo, portanto, elemento indispensável ao processo e ao convívio social nas cidades contemporâneas. Porém esse é um setor que requer melhorias constantes, visto que a eficiência deste sistema ocorre quando se consegue atender qualitativamente a todas as áreas da cidade e, principalmente, as mais carentes, que se ampliam em velocidade crescente.
...