PRODUTIVIDADE DE LIDERANÇA
Trabalho acadêmico: PRODUTIVIDADE DE LIDERANÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 195 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
PROCESSOS GERENCIAIS
PROFESSOR DAVID MORAES
Santa Barbara D’Oeste
2013
SUMÁRIO
1. ETAPA 3 .......................................................................................1
1.1.PERFIL DE LIDERANÇA.........................................................1
1.2 ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS...........................................1
1.3 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA.....................2
1.4 MENSURAÇÃO DE RESULTADOS........................................4
2. ETAPA 4........................................................................................5
2.1 O QUE É CRIAÇÃO DE VALOR ............................................5
2.2 O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL..............................6
3. REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS................................................7
1. ETAPA 3
1.1 PERFIL DE LIDERANÇA
Analisando os artigos, o perfil de liderança seria o líder agregador, porque ele busca manter seus funcionários, colaboradores felizes com aquilo que se faz, onde tenham harmonia entre si e confiança um no outro. Esse estilo de líder agregador conduz flexibilidade e permite sempre inovações, sendo assim esse estilo de líder tem o perfil ideal para
liderar uma empresa como a BONITA.
1.2 ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS
As estratégias motivacionais dentro de uma organização ou dentro funções que envolvem grupos e pessoas nos dias de hoje são essenciais. Existem algumas funções onde o líder pode motivar sua equipe, lançando novos desafios, depositando sua confiança no grupo, oferecendo treinamentos e novas oportunidades, dar auxílios como bolsa de estudos ou auxilio creches, benefícios como cesta básica, plano de saúde e odontológico, vale refeição, e demostrando sempre para cada funcionário o quão é útil e como um precisam um do outro.
Sendo assim por sua vez é visível à importância de uma empresa traçar um plano de Estratégias Motivacionais, o líder terá uma equipe motivada e isso se resume na busca de resultados, diálogos um com o outro, respeito, e acima de tudo trabalham em equipe.
1.3 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
A comunicação interna dentro das empresas existe sempre, mesmo que a empresa não tenha especificado uma politica de comunicação. Porém esses tipos de comunicação sem uma politica estabelecida podem ser de uma forma eficaz ou não.
Existem alguns tipos de comunicação interna que a proprietária da BONITA precisa estabelecer que fosse criando uma política, como de ter reuniões semanais com os funcionários sobre metas, clientes, bem estar,
comunicação entre eles. Assim os funcionários criarão vínculos um com o outro, irá exercer sua função com prazer, sempre se comunicando entre si e para que não haja problemas como mudanças na agenda de um ou do outro, falta de comunicação entre a recepcionista com os cabeleireiros, manicures, esteticista e outros. Dessa forma não terá divergências entre os funcionários e todos trabalharão bem de forma que busquem o melhor um pelo outro, pelo ambiente de trabalho e satisfação de cada cliente.
1.4 MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Mensuração é a ação de medir, atribuir valor a determinadas grandezas, tornar possível a avaliação de desempenho dos colaboradores/funcionários, tanto na atuação quanto nas atribuições dentro da empresa, no caso, a B.O.N.I.T.A.. Exemplo: Por melhor que seja a capacidade de um cabeleireiro em atender as expectativas do cliente; a empatia ou a capacidade de obtê-la; as habilidades interpessoais; o carisma enfim, são tão importantes quanto a técnica em si.
“Operar qualquer coisa – uma fábrica, uma tecnologia, uma linha de produto, um sistema de distribuição – exige esforço constante e atenção incessante” e
“Não podemos gerenciar o que não podemos medir” Peter Drucker.
Segundo Herrera, são classes de indicadores: resultados, desempenhos, tendências e capacidades. Já a natureza dos
indicadores pode ser determinística ou probabilística; simples ou composta; específica ou global.
O desafio do gestor da B.O.N.I.T.A. é promover treinamento constante, cursos e especializações/atualizações como formação e estímulo aos seus colaboradores.
Se o controle busca a correção de falhas existentes e a prevenção de erros, a mensuração é a ferramenta para garantir a execução deste controle, visando:
Padronização de desempenho e qualidade; proteção aos bens patrimoniais; estabelecimento de regras e limites de autoridade dos diversos cargos e posturas, estabelecendo auditorias dentro da empresa; avaliação de desempenho pessoal e prevenção de erros.
2. ETAPA 4
2.1 O QUE É CRIAÇÃO DE VALOR
As empresas existem porque acumular riqueza é uma motivação instintiva ao ser humano. O valor é uma seqüência de atividades que faz a empresa e colaboradores projetarem, produzirem, vende e dão suporte as atividades buscando o melhor para os valores da organização. Sem um elo ele não agrega valor, assim reduz as margens e acaba sendo eliminado sendo visto apenas como um custo.
QUAIS SÃO AS IMPORTÂNCIAS
A criação de valores é importante na empresa, pois quanto mais se gera valor torna-se mais eficaz e estratégia. Para os acionistas e proprietários o valor é o dinheiro, para os funcionários o valor é medido em dinheiro,
reconhecimento, crescimento aprendizado, já para os clientes é ter um bom trabalho e em valor de uma forma acessível. Sendo assim a estratégia de eficácia nos valores faz com que se tenha uma visão de fora pra dentro em que o cliente valoriza a melhor forma daquilo que está sendo feito com o melhor custo.
2.2 O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL
Atuar com responsabilidade social é sempre um desafio pelo bem da organização. A responsabilidade social pode ser compreendida de duas formas, pelo nível interno que se relaciona aos trabalhadores, e pelo nível externo que são as consequências das ações da organização.
A responsabilidade social envolve parceiros e fornecedores, valorizam-se os empregados e colaboradores, adota valores e completa-se com bem-comum.
RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA BONITA
No caso da empresa BONITA são necessárias mudanças internas e externas segundo problemas que a empresa vem passando. Dentro da organização será feito estratégias como melhoria nas compras e produtos de beleza, treinamentos de funcionários, com foco no atendimento aos clientes, incentivando-os a fazer o que gostam da melhor forma proporcionando a satisfação dos clientes em geral, que consequentemente valoriza as pessoas, melhora sua alto-estima e isso é uma forma de divulgação do trabalho da BONITA sendo um diferencial como empresa na área
da beleza.
Para divulgação e demonstração de um bom trabalho, feito com dedicação de cada profissional, a BONITA participará de eventos voluntários onde seus profissionais se doam por algumas horas as pessoas que muita das vezes não tem necessidade de ir a um salão de beleza, sejam elas pessoas sem necessidade financeira, psicológica ou até idosos ou pessoas com problemas de saúde. A BONITA acredita que por meio de sua participação em um evento como esse traz mudanças sociais tanto na vida dessas pessoas e tanto para dentro e fora da empresa.
Na situação que se encontra a BONITA acredita-se que com todo esse trabalho e investimento nos funcionários eles serão mais motivados a fazer seu trabalho, os clientes passará a escolher a BONITA por causa do atendimento e dedicação a eles, e dessa forma a BONITA será divulgada como um diferencia na área, assim aparecerá novos clientes, e outra clinica de beleza não será uma ameaça para a BONITA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dino.com. A importancia da Criaçao de Valor. Disponível em: Acesso em: 17 nov. 2013.
Aedu.com. Estilos de liderança. Disponível em: Acesso em: 17 nov. 2013.
Pmelink. Plano de Comunicação Interna. Disponível em: Acesso em: 17 nov. 2013.
SlideShare. Estratégia Empresarial Competitiva. Disponível em: Acesso em: 17 nov. 2013.
...