PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA PLI
Por: Alinealemoa • 14/3/2019 • Ensaio • 748 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA[pic 1]
CURSO PROGRAMA DO LIVRO
[pic 2]
Salvador do Sul, 30 de junho de 2016.
Resumo[pic 3]
O presente trabalho versa sobre os estudos do Programa do Livro, seus objetivos e importância para os municípios e escolas.
Palavras-chave: Programa do Livro, proposta pedagógica, qualidade.
SUMÁRIO[pic 4]
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.........................................................05
5. CONCLUSÃO………………………………………….............................…......08
6. REFERÊNCIAS………………………………………………............................09
Introdução
Programa do Livro- é um programa que tem como objetivo primordial subsidiar às escolas da educação básica com livros didáticos e acervos de obras literárias, dicionários e obras complementares.
O presente projeto tem o intuito de conscientizar a comunidade que todos devemos ser fiscalizadores dos recursos públicos, recebidos e investidos, em nosso município. Em nossas escolas podemos contar com o Conselho Municipal de Educação, CPM e Conselho Escolar que devem ser estimulados a participar, opinando e orientando sobre o cuidado dos livros recebidos nas escolas.
Desenvolvimento do trabalho
O sucesso da escola, das crianças e da comunidade escolar depende de critérios de organização e definição de objetivos, pois muitas vezes a educação peca pelos paradigmas de tempo e quantidade de conteúdo.
A qualidade é medida pelas ferramentas disponíveis, sendo assim estudar conteúdos atuais é motivador, pois existe uma reação imediata com a realidade da vida. Convivemos com fenômenos físicos, sociais, entre outros que devem fazer parte do estudo diário de nossos estudantes.
Creio que a educação deverá através dos livros didáticos promover mais humanização, dando ênfase às inteligências múltiplas, dando oportunidade às pessoas de enfrentar situações imprevisíveis.
Pontos positivos:
- Profissionais da educação tem oportunidade de analisar os conteúdos e conforme os objetivos traçados;
- Oportunidade de verificar o estado de preparação dos alunos;
- Estabelecer um tempo para que aprendam;
- Zelar pela qualidade e não pela quantidade.
Pontos negativos:
- Promover mais e recriminar menos;
- Não saber estabelecer tempo para cada unidade;
- Avaliar criteriosamente o propósito que nem todos avançam na mesma velocidade;
- Livros às vezes em quantidade menor que a turma;
- Currículos atrasados e defasados;
- Resistência de profissionais que não se atualizam.
A fidedignidade e natureza dos conteúdos curriculares implica em compromisso com a pertinência e a coerência para a eficácia da proposta pedagógica dos livros didáticos.
Numa dimensão relacionada aos conteúdos estudados no Programa do Livro ficou claro que toda sociedade no exercício da cidadania e gestão democrática devem acompanhar a distribuição dos livros às crianças, solicitar e acompanhar a verificação de que os livros estão chegando às escolas, reconhecendo que todos somos contribuintes no sucesso do Programa do Livro.
Através de bons princípios de respeito às especificidades estaremos promovendo o fomento à leitura e o estímulo para novas pesquisas, democratizando o acesso às informações e garantia de padrão de qualidade e melhoria gradativa do IDEB das escolas.
O Programa do Livro é completo no sentido de que há observância de preceitos éticos, legais e jurídicos contribuindo para a construção escolar das condições necessárias ao convívio democrático com a diversidade humana e para o exercício pleno da cidadania, oportunizando o acesso para todos que necessitem de material adaptado às necessidades das pessoas com alguma deficiência.
...