PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA
Casos: PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessica • 4/12/2013 • 778 Palavras (4 Páginas) • 628 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência.
Em 1998 o Acervo era composto por 215 títulos, incluindo obras clássicas e modernas da literatura brasileira, enciclopédias, atlas, globos terrestres, dicionários, livros sobre a história do Brasil e sua formação econômica e um Atlas Histórico Brasil 500 Anos, que foram distribuído às escolas de 5ª a 8ª série.
No ano de 2001 Denominado “Literatura em minha Casa”, o acervo era composto por seis coleções diferentes, cada uma com cinco títulos: poesia de autor brasileiro, conto, novela, clássico da literatura universal e peça teatral, sendo estas, pela primeira vez, entregues aos alunos para levarem para casa. As escolas também receberam quatro acervos para sua biblioteca.
Em 2002 o acervo foi composto de oito coleções de diferentes editoras; e em 2003 o PNBE foi executado em cinco diferentes ações, sendo estas :
• Literatura em Minha Casa (uso pessoal e propriedade do aluno);
• Palavras da Gente – Educação de Jovens e Adultos (uso pessoal e propriedade do aluno);
• Casa da Leitura (para uso de toda a comunidade do município);
• Biblioteca do Professor (uso pessoal e propriedade do professor);
• Biblioteca Escolar (para a biblioteca da escola e uso da comunidade escolar).
Tendo continuidade às ações do PNBE em 2004.
A partir de 2007, a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) retomou o foco de atendimento aos alunos nas escolas, por meio da ampliação de acervos das bibliotecas
A partir deste ano, foi mudada a nomenclatura do PNBE. Até 2006, o nome do programa se referia ao ano de aquisição. Em 2007, passou a referir-se ao ano de atendimento. Assim, os livros do PNBE 2008 foram adquiridos em 2007. Os livros do PNBE 2009 foram adquiridos em 2008 e assim por diante. Desta forma, não existiu uma versão do programa “PNBE 2007”.
Em 2008, o programa teve sua abrangência ampliada; e em 2012 teve como objetivo adquirir e distribuir revistas pedagógicas para auxiliar o trabalho do professor da rede pública e do gestor escolar.
As ações do PNBE são executadas pelo FNDE em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Uma vez definidos os critérios de avaliação e atendimento, além da disponibilidade dos recursos orçamentários previstos no Plano Plurianual (PPA), dá-se início à operacionalização do programa do referido exercício. As ações do PNBE são executadas de forma centralizada, com o apoio logístico das escolas públicas, prefeituras e secretarias estaduais e municipais de Educação.
DESENVOLVIMENTO
O programa PNBE como já mencionado vem se aperfeiçoando a cada ano e aumentando a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino, incentivando a leitura de alunos, de professores e visando a formação cidadã.
A maioria dos gestores tem conhecimento mais aprofundado dos programas por executarem os mesmos, porém os professores e pedagogos
...