PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMÉRICA LATINA
Trabalho Escolar: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMÉRICA LATINA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dpeloi • 15/3/2014 • 559 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMÉRICA LATINA
1. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA BRASILEIRA NO PASSADO RECENTE – UMA RESENHA DA LITERATURA
O objetivo do estudo é fazer uma revisão da literatura brasileira sobre inovação e desenvolvimento a partir da década de noventa, visando “sistematizar o pensamento gerado no Brasil a respeito das características e determinantes do desempenho das empresas atuantes no país em matéria de P&D, geração de tecnologias e inovação em processos e produtos”. Olhando a literatura de uma perspectiva histórica, dimensão singularmente ausente nos estudos recentes sobre inovação, é recorrente a constatação de que, no Brasil, investe-se pouco em P&D, o aprendizado é “passivo”, as inovações são “defensivas”, o sistema de inovações fragmentado e “imaturo”. As baixas taxas de crescimento e investimento que prevaleceram ao longo do período explicam, ao menos em parte, pelo lado das empresas, tal padrão de gastos em sistema nacional de inovações. Acresce a isto o papel importante que desempenha a importação de tecnologia no processo de inovações no Brasil.
2. SAÚDE NO BRASIL: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Discussão sobre a saúde da população brasileira nos últimos anos e inovações trazidas pela Constituição de 1988 para o campo da saúde e o papel do Estado na área. São abordados vários aspectos relacionados ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), à regulação setorial e à provisão de serviços. Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do modelo de atenção, para que possa melhor responder às novas exigências decorrentes do quadro epidemiológico, com predomínio das doenças crônicas não transmissíveis e à necessidade de garantir, de forma eficiente e oportuna, o princípio da integralidade da atenção. Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do seu modelo de atenção para melhor responder às novas exigências decorrentes do quadro epidemiológico, com o predomínio das doenças crônicas não transmissíveis e à necessidade de garantir de forma eficiente e oportuna o princípio da integralidade da atenção. De qualquer forma, a questão dos recursos financeiros é uma das poucas que permite consenso entre atores sociais, públicos e privados comprometidos com o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro.
A relevância econômica da saúde se expressa na presença do setor na economia
como um todo, nos gastos dos três níveis de governo e na balança de pagamentos. A
participação na economia já supera a 7% do PIB, dos quais mais da metade se refere ao
setor privado. No orçamento público como um todo (federal, estadual e municipal) a
despesa com saúde só é superado por previdência e educação. Na esfera federal, a saúde,
excluindo-se os encargos da dívida, sobe para a segunda posição logo depois de
previdência.
3. O BRASIL
...