PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE TERRAÇO
Por: Caroline Kohanoski • 23/9/2021 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS
CAROLINE SARMENTO KOHANOSKI
ELIZANDRO RAMOS RIBEIRO
JOSÉ CARLOS RIBAS GONÇALVES
MARCELI DE DEUS MUNIZ
ROBERTA GOULART CASTRO
PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE TERRAÇO
Porto Alegre
2021
ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS
CAROLINE SARMENTO KOHANOSKI
ELIZANDRO RAMOS RIBEIRO
JOSÉ CARLOS RIBAS GONÇALVES
MARCELI DE DEUS MUNIZ
ROBERTA GOULART CASTRO[pic 2]
PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE TERRAÇO
Trabalho apresentado para a Disciplina de Técnicas de construção, da Faculdade de Tecnologia FTEC como parte dos requisitos para avaliação dos conhecimentos adquiridos.
Orientador (a): Prof.ª GISELLE REIS ANTUNES
Porto Alegre
2021
1 INTRODUÇÃO
De acordo com a NBR 9575 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003, p. 3), impermeabilização é “Produto resultante de um conjunto de componentes e elementos construtivos que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade;”.
O sistema de impermeabilização é fundamental na construção civil, visto que, é este processo que garante a durabilidade, bem como, a salubridade de uma edificação.
Segundo Freire (2007, p. 67) “para uma construção devem ser elaborados diversos projetos necessários para a sua execução. Alguns destes projetos são essenciais à construção e outros são os chamados complementares.” Os principais englobam o estrutural, arquitetônico e instalações em geral. Já os complementares, são aqueles que proporcionam a qualidade e garantia para a edificação. A impermeabilização, por sua vez, é uma das etapas complementares mais importantes na vida útil das construções, sua correta execução protege e evita comprometimentos na edificação devido às ações de intempéries, proporcionando conforto, segurança e proteção.
A impermeabilização contribui para a saúde pública, pois torna os ambientes salubres e mais adequados à prevenção de doenças respiratórias (Manual Técnico VEDACIT, 3ª edição, p. 11).
Impermeabilização é um conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação de fluidos, de vapores e da umidade NBR 9575 (ABNT, 2010).
Sabe-se que a água, em seus três estados físicos (sólido, líquido e gasoso), é uma das grandes responsáveis pelas patologias nas edificações, assim sendo, o presente projeto, visa demonstrar que a escolha correta dos métodos, juntamente, com um projeto de vedação, bem desenvolvido, são extremamente relevantes para evitar danos, sejam eles financeiros, à obra ou à saúde.
...