PROJETO GENTE ATIVA
Por: JaneJoseli • 15/10/2018 • Monografia • 755 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF
MARCUS VINICIUS LOPES RODRIGUES
FRANKLIN BATISTA LIMA
ANDRESSA DINIZ SOARES
DANIELLE LUCENA SANTOS
LUCAS JEQUIS ESPINOSA
PROJETO GENTE ATIVA
BRASILIA
2018
MARCUS VINICIUS LOPES RODRIGUES -17559588
FRANKLIN BATISTA LIMA - 17809274
ANDRESSA DINIZ SOARES - 17586364
DANIELLE LUCENA SANTOS - 19473486
LUCAS JEQUIS ESPINOSA - 17782783
PROJETO GENTE ATIVA
Trabalho apresentado à disciplina PEGP I, como requisito parcial para aprovação.
Professor (a): Dr. José Luiz Pagnussat
BRASILIA
2018
RESUMO
Este projeto tem como principal objetivo, a inserção de pessoas que se encontram em situação de rua no mercado profissional, tendo em vista, o aumento de mão de obra qualificada, ampliação do mercado profissional aos beneficiários (gerando mais oportunidades de emprego), cursos técnicos e profissionalizantes para qualificação dos indivíduos, além de disponibilizar atendimento médico, psicológico e alojamento, dos quais os beneficiários terão à disposição, para que os mesmos possam apresentar constante evolução no seu desenvolvimento profissional e intelectual.
Palavras-chave: Qualificação profissional, inserção no mercado profissional, evolução profissional e intelectual.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 5
INTRODUÇÃO 6
PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA 7
1.1 Descritores do Problema 7
1.2 Estruturação do Projeto 9
1.3 Análise dos Interessados 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Atualmente, cerca de 101.854 pessoas encontram-se em situação de rua. Os indivíduos nessa situação, vivem abaixo da linha da pobreza, não possuem qualificação profissional, com faixa etária entre 14 e 44 anos de idade. Este projeto, objetiva a profissionalização e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, podendo então, atender a demanda de mão de obra com profissionais altamente qualificados.
Pessoas em situação de rua
Conforme o relatório do primeiro Encontro Nacional Sobre População em Situação de Rua, organizado e realizado em 2005 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, a caracterização da população em situação de rua ficou definida como: grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelido a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente.
Descritores do Problema
Infelizmente o número de pessoas em situação de rua aumenta desesperadamente, devido a diversos fatores, como a ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, entre outros fatores. Com o aumento deste índice, a participação e criação de ONGs afim de ajudar as pessoas que assim se encontram, tem sido bastante significativa.
Um dos fatores mais presentes nesse grupo de pessoas é justamente a falta de instrução, formação acadêmica e profissional, fato que é explicitamente notado. Tendo em vista este imenso problema, aumentam-se também as ondas de violência, roubos, assassinatos, doenças, que assim geram tremenda desestabilidade para o Estado, onde o Governo Federal tem que deixar alguns projetos relacionados a infraestrutura, transporte, educação e as demais políticas públicas em segundo plano, tendo então como prioridade um problema público que poderia ser evitado.
...