PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_III RELATÓRIO PARCIAL
Por: Clariana Gomes • 23/5/2017 • Relatório de pesquisa • 3.302 Palavras (14 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
LEILA DE SOUZA TAVARES-2638160535
CLARIANA GOMES DE OLIVEIRA-2718246523
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_III
RELATÓRIO PARCIAL
PROINTER_III
Casa Nova- BA
Maio /2017
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA_PROINTER_III
RELATÓRIO PARCIAL
TEMA: A Contribuição do Gestor Financeiro à Responsabilidade Social e Ambiental Para a Sociedade
Disciplinas:
Economia
Contabilidade
Análise de Custos
Matemática Financeira
[pic 2]
Casa Nova-BA
Maio/2017.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..................................................................................................04
- ABORDAGEM GERAL.......................................................................................05
2.1 Conceito.........................................................................................................05
2.2 Benefícios da Reciclagem...............................................................................06
3 PESQUISA REALIZADA NA COOPERFLITIZ DE JUAZEIRO BA.............................08
- Resultado Econômico das Atividades da Cooperflitiz.....................................08
4 QUESTIONÁRIO..............................................................................................11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................15
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................17
INTRODUÇÃO
O crescimento da produção de bens e serviços, congregado ao aumento demográfico e urbanização desordenada compõem uma conjuntura, que inseri o Brasil em uma grande crise socioambiental, que além de aumentar o uso dos recursos da natureza, favorece o acréscimo da geração de resíduos sólidos. Segundo (ABRELPE,2013, p.41),”no Brasil, cada pessoa gera em média: 1,04 kg. De resíduos sólidos por dia”. Mesmo com a sanção da Lei Federal 12.305/2010, que entre outras providências, prever a redução na geração de resíduos sólidos, a média produzida em 2013 foi superior ao crescimento da população no mesmo período. Simultaneamente, cresceu o número de catadores envolvidos com a coleta dos materiais que podem ser reciclados, principalmente na atividade informal, que representa para o Brasil um desafio de natureza socioeconômica, pelo considerado número de trabalhadores excluídos do mercado de trabalho formal.
Segundo (CONCEIÇÂO, 2003, p.191) “provocada pelo próprio sistema capitalista, a exclusão social em que se encontram milhões de seres humanos, tem levado à formação, em todo mundo, de um exercito de pessoas que trabalham e vivem dos recursos provenientes dos resíduos urbanos.”
As cooperativas de catadores de lixo reciclável têm mostrado excelente alternativa para o problema do volume excessivo de lixo gerado pelo consumismo da sociedade moderna. Estas cooperativas são organizadas para o desenvolvimento do trabalho da despoluição das cidades mediante a coleta seletiva de materiais recicláveis como alumínio, papelão, plástico e vidro.
Os hábitos de consumo excessivo e o crescimento demográfico são alguns dos fatores que contribuem para a produção de lixo em todo o mundo e contribui para a degradação do meio ambiente, tornando-se necessário a implementação de medidas que contribuam para a redução do ritmo do processo de deterioração ambiental.
As cooperativas de catadores de lixo são uma importante alternativa ambiental, econômica e social, pois abrangem tanto o problema do lixo, quanto à questão da geração de renda para comunidades economicamente carentes, como também a promoção da inclusão social.
ABORDAGEM GERAL
Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.[¹][²] A reciclagem é um componente essencial da gestão de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia dos resíduos “reduzir, reutilizar e reciclar”.
Entre os materiais recicláveis estão diversos tipos de vidros, papel, metal, plástico, tecidos e componentes eletrônicos. A compostagem ou reutilização de detritos biodegradável, como lixo de cozinha ou de jardim, também é considerada reciclagem. Os materiais para serem reciclados são transportados para um centro de reciclagem ou recolhidos porta a porta e depois separados, limpos e reprocessados em novos materiais para produção industrial.
Em sentido estrito, a reciclagem de um material produziria idêntico material em bruto; por exemplo, papel de escritório usado seria convertido em novo papel de escritório, ou espuma de poliestireno em novo poliestireno. No entanto, isto é geralmente complexo ou mais caro quando comparado com a produção de raiz do mesmo material, pelo que a reciclagem de muitos produtos ou materiais implica a sua reutilização na produção de materiais diferentes; por exemplo, o papel pode ser convertido em cartão. Outra forma de reciclagem é a separação e recolha de materiais a partir de produtos complexos, quer devido ao valor monetário (p.e. chumbo de baterias automóveis ou ouro de computadores), quer devido à sua natureza nociva (p.e. remoção de mercúrio de vários produtos).
...