PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Por: Luiz Moral • 17/4/2019 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
JANAÍNA DA SILVA LEAL- RA 1898812
SILVANA MONTANO DA ROSA- RA 1860875
EDSON RAFAEL RIOS PAZ- RA 1888998
KAMILA PINTO DE VARGAS- RA 1862752
QUARAÍ
2018
- Ponto de Partida:
O ponto de partida para a realização das observações foi no próprio polo UNIP Quaraí, localizado à rua: Coronel Pilar 460, no dia 10 de outubro do corrente ano, às 8:30h Am.
- Ambientes escolares observados:
O presente relato de observação do curso de Licenciatura em Matemática, da disciplina de Prática de Ensino: observação e projeto, inicioucom um encontro prévio para o conhecimento da atividade, posteriormente foi marcado o dia e horário para realização da observação, mediante conversas via redes sociais.
Após a chegada de todos os colegas integrantes do grupo, no polo UNIP Quaraí, nos dirigimos até a escola a ser observada que possui atividades nos três turnos ( manhã, tarde e noite com a EJA- Escola de Jovens e Adultos), pois havíamos marcado com aviso prévio a observação de uma aula de matemática.
No caminho entre o polo até a escola, localizada à Avenida7 de setembro n° 1313 em torno de 140 metros de distância, observamos um grande número de pessoas de todas as idades, pois se trata de uma escola central e de fácil acesso à população. Ao chegar à Escola DartagnanTubino fomos recebidos pela diretora Professora Simone Cristina Alves Machado, pedindo que aguardássemos o término do primeiro período, às 8:55h Am, para que pudéssemos adentrar na sala de aula do 7° ano 02 juntamente com a professora de matemática ProfessoraJaini Arlete Gonçalves para as devidas observações. Enquanto esperávamos observamos o ambiente escolar como um todo, notamos que a escola possui um número elevado de alunos, várias salas de aula com ambientes iluminados e arejados, como os portões devidamente fechados e com segurança escolar, possui uma biblioteca consideravelmente pequena para a escola, mas com inúmeros títulos e obras publicadas recentemente. Possui um refeitório onde cada turma possui seu horário para as devidas refeições e uma cantina. Seu espaço físico no geral é semi coberto e de fácil acesso à crianças com necessidades especiais; encontramos também uma sala de recursos e acompanhamento escolar, supervisão, sala dos professores e direção além de sanitários e bebedouros adequados à faixa etária dos alunos.
Pontualmente às 8:55Am, fomos conduzidos pela Professora Arlete Silveira até a sala de aula para a observação. A professora fez as devidas considerações aos alunos, entramos e sentamos ao fundo da sala; neste dia a classe estava composta por 28 alunos devidamente sentados em 4 fileiras, alguns tinham dificuldades para enxergar as atividades no quadro. A maioria dos alunos são de classe média baixa e média, pois muitos são conhecidos em nossa cidade. A professora iniciou a aula com uma revisão do conteúdo trabalhado no início do terceiro e último trimestre, os alunos foram chamados uma a um no quadro para que realizassem as atividades propostas por ela a fim de que houvesse uma interação professor-aluno, aluno-aluno. Muitos apresentam dificuldades no conteúdo( Equações- Linguagem Literária), pois segundo a professora não conseguem interpretar, o que lhes falta é leitura e compreensão do que é apresentado. No aspecto geral são alunos calmos e participativos com idades entre 12, 13 e 14 anos, alguns com repetência escolar.
Pudemos observar os aspectos físicos, estruturais e pedagógicos da escola, seu corpo docente e discente para que tenhamos uma base da clientela de alunos que nos espera.
ANEXOS:
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
C) Ambientes não escolares observados:
No caminho entre o Polo e a Escola observamos vários ambientes não escolares que nos remetem a trabalhos futuros, como: papelarias, trailers, clínica de análises químicas, algumas casas históricas de nosso município como a própria escola, faixas de pedestres, vias de trânsito entre outros locais excelentes para o ensino aprendizagem fora do âmbito escolar.
...