Patologia
Seminário: Patologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Be2014 • 29/9/2014 • Seminário • 2.092 Palavras (9 Páginas) • 252 Visualizações
PATOLOGIA
Patologia (derivado do grego pathos: sofrimento, doença, e logia: ciência, estudo).
É o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Tem a finalidade tanto de compreender sua causa como aplicar esse conhecimento ao tratamento de pacientes
Pelo uso de técnicas microbiológicas, imunológicas e exames moleculares, a patologia tenta explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas manifestos pelos pacientes, enquanto fornece uma base para os cuidados clínicos e a terapia.
Divisão da Patologia
Patologia geral: mecanismos de doenças e suas manifestações morfológicas (macroscópica, microscopia de luz e microscopia eletrônica), fisiológicas e bioquímicas.
Patologia Especial: doenças de um determinado órgão ou sistema (Patologia do sistema respiratório, Patologia da cavidade oral etc...)
Aspectos de um processo que formam o núcleo da Patologia
1. Etiologia - ou causa das doenças.
1. Patogenia – É o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença.
1. As alterações morfológicas - que são as alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticos dos processos etiológicos.
1. Distúrbios funcionais e significado clínico - A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e o prognóstico da doença
SISTEMA ESQUELÉTICO
O esqueleto é a estrutura formada pelos ossos, cartilagens e articulações que sustentem e dão forma ao corpo e ainda protegem os órgãos internos.
FUNÇÕES DO ESQUELETO
Proteger órgãos internos,
Dar sustentação e forma ao corpo,
Participar da locomoção,
Formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
Armazenar minerais como cálcio e fosfato e produzir células sangüíneas.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1. Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2. Caixa Craniana:
Coluna Vertebral
Coluna Vertebral : Cervical (7 vértebras) torácica (12 vértebras) lombar (5 vértebras) sacral (5 vértebras) coccígea (4 vértebras).
Caixa Torácica
Esqueleto Apendicular:
Compreende as cinturas articulares: cintura escapular (formada pelas escapulas e clavículas), cintura pélvica (formada pelos ossos da bacia), e os esqueletos dos membros (superiores e inferiores).
Cintura Escapular
Cintura Pélvica
Membros Superiores
Membros Inferiores:
Tipos de Ossos
Podem ser classificados em: longos, curtos, planos e irregulares.
Ossos longos: eles possuem um corpo chamado diáfise e duas extremidades chamadas epífises. Exemplos de ossos longos: úmero, fêmur.
Osso longo
Ossos Curtos
Tem as extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos (carpo) e nos pés (tarso).
Ossos Laminares
Ossos Irregulares:
Ossos Pneumáticos
São ossos que contém em seu interior cavidades, chamadas de sinus ou seios, revestidas por mucosas e preenchidas por ar.
Ossos Sesamóides
Contornos, acidentes e formações ósseas.
As irregularidades ósseas são chamadas de acidentes ósseos. Esses são caracterizados por saliências, depressões e aberturas nos ossos e têm como função permitir a articulação entre os ossos ou a fixação de músculos, ligamentos e tendões.
As saliências podem ser chamadas de cabeças, eminências, côndilos, tubérculos, tuberosidades, processos.
As depressões são conhecidas como sulcos, fossetas, fossas, impressões.
...