Patologia
Dissertações: Patologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rillery • 15/3/2015 • 891 Palavras (4 Páginas) • 1.899 Visualizações
1) Defina: etiologia, patogênese, anatomia patológica e propedêutica.
Etiologia é o estudo das causas.
Patogênese é o modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença.
Anatomia patológica é um ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos.
Propedêutica é o estudo para compreender os sinais e sintomas.
2) O que entende por lesão? Qual sua evolução e possível desfecho?
Processo patológico formado por conjunto de alterações
Evolução-cura - sem sequela – com sequela
Cronificação
Complicaçoes
Obto
Na lesão celular ocorrem alterações morfológicas e funcionais que podem ser restabelecidas ao cessar o estímulo no caso de lesões reversíveis, ou levar a morte celular no caso das lesões irreversíveis onde o estímulo nocivo é forte demais ou incessante.
3) Quais os principais métodos de estudo em patologia? Em que situação são usados?
Estudo Morfologico
O estudo macro e microscópico das doenças constitui a forma tradicional de análise em Patologia, tanto para investigação como para diagnostico. Amostras diversas podem ser analisadas por exame citopatologicos ( obtenção de material para analise. Obtido através de : raspagem (pele ou mucosa) de secreções (escarros) de líquidos(urina)) ou anatomopatológicos( de biópsias peças cirúrgicas) ou necropsias.( exame pos morte sistemático dos órgãos ou parte deles para se determinas a causa da morte e conhecer lesões e doenças existentes no individuo.
4) O que se entende por saúde e doença?
5) Diferencie sinais e sintomas.
Sinais: alterações do organismo de uma pessoa que podem ser percebidas através do exame médico ou medidas em exames complementares. Não é necessário que o paciente relate o sinal, pois outra pessoa pode identificá-lo. É uma característica objetiva da doença. Ex.: febre, edema (inchaço), coloração da pele, arritmia.
Sintomas: alterações do organismo relatadas pelo próprio paciente, de acordo com sua percepção de sua saúde. Apenas a pessoa consegue identificá-los, não sendo possível outra pessoa diagnosticar. É uma característica subjetiva, pois depende da interpretação do próprio paciente. Ex.: dor, fome ou sede excessiva, fraqueza.
6) Quais as possíveis causas de lesão?
Hipóxia e anóxia, radicais livres, resposta imune, resposta localizada: reação inflamatória, resposta sistêmica: reação a fase aguda.
7) Diferencie mecanismos de ação direta e indireta dos agentes agressores.
8) Caracterize hipóxia e anóxia.
Hipóxia- redução do fornecimento de oxigênio ás células.
Anóxia- interrupção do fornecimento de oxigênio as células.
9) O que é isquemia?
É a falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos.
10) Esquematize e explique os efeitos da hipóxia na célula.
11) Conceitue radical livre.
São átomos ou moléculas com elétrons não pareados, ou seja, falta em sua estrutura química um elétron. Por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para "roubar" elétrons e assim se tornarem estáveis. Essas moléculas atacadas se tornam radicais livres e irão tentar o mesmo com outras moléculas, estabelecendo assim uma reação em cadeia que pode causar vários danos à um organismo.
12) O que são antioxidantes?
Moléculas capazes de evitar a oxidação de estruturas do organismo.
13) Como a resposta imune pode causar uma lesão?
A resposta imune tem papel fundamental
...