TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire

Artigos Científicos: Paulo Freire. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Alexandre Saul

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

asaul@hotmail.com

Camila Godói da Silva

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

camilagodoi@gmail.com

Resumo: O objetivo desse texto é apresentar contribuições da pedagogia freireana para a educação infantil. Os pressupostos de Paulo Freire serão articulados à brincadeira, assumida como eixo orientador da escola de educação infantil, para provocar uma reflexão sobre a educação das crianças pequenas. Por meio da interlocução com a diretora de uma escola pública, serão analisados incidentes críticos, evidenciados nesse diálogo, com o objetivo de demonstrar como a proposta de Freire sugere encaminhamentos para a solução de problemas. A partir do referencial teórico e dos ecos da prática, serão apresentadas implicações para as políticas públicas, em especial, para a formação de educadores.

Palavras-chave: paulo freire; educação infantil; políticas públicas

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é evidenciar contribuições da pedagogia freireana para a educação infantil, destacando possíveis implicações para as políticas públicas. Os pressupostos teóricos de Paulo Freire articulados à brincadeira, assumida como eixo orientador da escola de educação infantil, podem auxiliar na criação/recriação de teorias e práticas que permitem o desenvolvimento de uma proposta de educação de crianças pequenas, entendidas como sujeitos de conhecimento. Sujeitos que têm o direito de dizer a sua palavra e que trazem consigo saberes, desejos e experiências desde a mais tenra idade. Por meio do diálogo com a diretora1 de uma escola pública de educação infantil, serão analisados incidentes críticos, com o objetivo de demonstrar como os pressupostos freireanos sugerem encaminhamentos para a solução de problemas.

O trabalho será construído na esteira das pedagogias infantis que se distanciam das pedagogias bancárias2, estas preocupadas meramente com transmissão de informações e com uma didática que assume que somente o professor ensina e o aluno aprende. Paulo Freire nos ajuda a pensar o ser humano e, evidemente, as crianças, como seres históricos e produtores de cultura, “(...) seres capazes de saber, de saber que sabem, de saber que não sabem. De saber melhor o que já sabem, de saber o que ainda não sabem” (FREIRE, 2000, p.40). Esse entendimento exige atenção ao fato de que as crianças vivem em contextos socioculturais distintos e possuem diferentes necessidades cognitivas, estéticas, expressivas e emocionais, que precisam ser compreendidas e atendidas, para ampliar suas possibilidades de existência humana no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com