Pedagogia
Monografias: Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cibellefaria • 1/11/2013 • 554 Palavras (3 Páginas) • 462 Visualizações
• Observação: Os registros mais comuns e adequados para observação do trabalho escolar são a ficha individual e a lista de checagem. Dessa forma, o professor pode observar e registrar os progressos individuais de cada aluno, por exemplo, na sua capacidade de expressão oral, no seu relacionamento com os colegas e com o professor, nas suas atitudes de participação e colaboração, dentre outros. São questões importantes, que não são avaliadas em provas ou testes.
• Construção de portfólio: Trata-se de um arquivo individual, com informações sobre o aluno e coleções de seus trabalhos. Através de portfólios, o professor poderá apreciar o crescimento do aluno ao longo de um determinado tempo, comparando seus trabalhos iniciais com os finais e obtendo, assim, uma visão do seu progresso ao longo do período letivo.
• Entrevistas: As entrevistas podem ser feitas informalmente, sem um roteiro a seguir, ou formalmente, mediante a aplicação de um roteiro ou pauta com o registro das informações obtidas. Através de uma conversa com os alunos, o professor poderá verificar não só o que eles aprenderam, como também a atitude que revelam em relação à aprendizagem. Muitas vezes, os alunos revelam melhor o que aprenderam quando se expressam oralmente, devido a dificuldades de domínio da escrita.
• Debates: O debate nos permite nas situações de interação, trocar idéias com as pessoas, compreender as idéias do outro, relacioná – las e ampliar conhecimentos sobre o tema ou assunto discutido. Favorável para que alunos e professores incorporem conhecimentos, exige que se expressem com suas próprias palavras, exemplifiquem e estabeleçam relações com outros conhecimentos, pois o aluno expõe à turma sua forma de compreender o tema em questão.
• Aplicação de instrumentos formais:Realização de exercícios, provas, testes, deveres de casa ou de classe, relatórios etc.• A aplicação de testes e provas deve ser feita num clima natural, sem a costumeira pressão que envolve a avaliação, tampouco como um momento de punição. Os próprios professores devem elaborar as provas e testes das suas classes, considerando o que foi efetivamente ensinado e a forma como foi ensinado. • A correção de provas ou testes nada mais é que a leitura dos dados de avaliação, porque além de atribuir notas, o professor precisa usar os resultados obtidos pelos alunos para identificar os aspectos que não foram bem assimilados, o que lhe permitirá um retorno a esses aspectos para reforçar a aprendizagem. Portanto é preciso reconsiderar o conceito de erro, que também faz parte da aprendizagem , pois expressa uma hipótese de construção do conhecimento. Ele significa que o aluno ainda não conseguiu organizar os caminhos cognitivos na direção da conduta exigida pela situação colocada.
• Auto avaliação: É uma atividade de reflexão fundamental na aprendizagem, que visa levantar: o caminho percorrido pelo aluno para às sua respostas e resultados, as evidências de que conseguiu aprender, as evidências das dificuldades que ainda enfrenta e, a partir delas, o reconhecimento das superações que precisam ser conquistadas.Além disso, incentiva a consciência crítica dos alunos, em relação aos modos de agir que utilizam frente tarefas que lhes são propostas.
Para
...