TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Ensaios: Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 3

– responda de forma sintetizada, o questionamento a seguir: A sociedade grega era organizada em Cidade – Estado. Como era a educação da Cidade Estado ateniense? Quem era o pedagogo na educação dos gregos espartanos. Quanto a Educação medieval, o poder político estava centralizado no clero, nos quais os mosteiros eram as principais instituições de ensino, centros de pesquisa, casas editoriais e também responsáveis pela formação intelectual daquela época. Quais foram os trabalhos de destaque deixados no campo educativos pelos monges medievais e o que herdamos da educação medieval, presente ainda hoje em nossos dias? (valor 0,0 a 2,0)

A educação ateniense contrastava com aquela que era adotada em esparta. Tinha como objetivo principal a formação de indivíduos completos ou seja com bom preparo físico psicológico e cultural. A criança durante os primeiros sete anos de idade ficava inteiramente nas mãos da família no qual tinha a responsabilidade de educa-la . A idade da matricula , a época de frequência e as matérias estudadas dependiam da situação financeira da família .Em dois aspectos a educação ateniense diferiu muito largamente da pratica moderna, o menino ateniense frequentava dois tipos diferentes de escolas, a escola de musica e a escola de ginástica ou palestra, e o trabalho, nessas duas escolas, era radicalmente diferente do trabalho das escolas modernas. Também era orientado por um pedagogo, aproximadamente ate os 16 anos. Depois dessa idade interrompia o estudo literário e musical; e a educação da palestra era substituída pela do ginásio, convivendo mais livremente com jovens de sua própria idade e com adultos. O rapaz era ensinado e treinado numa variedade de exercícios, por um funcionário do Estado, o pedótriba, e ficava sob a orientação do sofrista ou zelador moral. Completando esses dois anos de treino preparatório, e tendo revelado possuir as exigências morais e físicas da cidadania , era o adolescente incluído na lista de cidadãos livres.

Na educação espartana : A partir dos sete anos de idade, os pais não mais comandam a educação do menino. A criança eram entregues a orientação do Estado ficava sob os cuidados dos auxiliares do pedônomo ( pedagogo). Os jovens viviam em pequenos grupos coletivos levando uma vida árdua realizavam exercício de treino com armas e aprendiam a táctica de formação.

Os mosteiro eram praticamente as únicas instituições de ensino da época .Eram os únicos centros de pesquisa , as únicas casas editoriais para a multiplicação dos livros, as únicas bibliotecas para a conservação do saber , em fim, os mosteiros preparavam os únicos sábios e estudiosos da época .

Um dos trabalhos mais significativos dos monges no campo educacional foi, sem duvida , a cópia dos manuscrito . Sem esse trabalho a maior parte das obras do passado não teria chegado até nós . Deve-se aos monges, também , a condenação do saber da época nas Sete Artes Liberais , que incluíam o trivium( Gramática, Dialética, Retórica) e o quadrivium ( Aritmetica, Geometria, Música e Astronomia . O trivium e o quadrivium unidos constituem o septivium.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com