Pedagogia
Ensaios: Pedagogia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaenuno • 23/3/2015 • 435 Palavras (2 Páginas) • 642 Visualizações
No capítulo VI do livro Expressão ludocriativa , o autor Raimundo Dinello afirma que muitas crianças são obrigadas a trabalhar e este fato contribui para o envelhecimento prematuro. Sobre este tema veja as afirmativas abaixo e selecione as alternativas INCORRETAS:
I-Este fato nega às crianças o direito ao atendimento de suas necessidades.
II- A maioria das crianças que são obrigadas a trabalhar não o realizam em condições educativas.
III-A maioria das crianças que são obrigadas a trabalhar correm riscos de exploração, além da escravidão ou de serviços perniciosos para sua evolução.
IV-A maioria das crianças que são obrigadas a trabalhar crescem no meio de hábitos infantis.
V-A maioria das crianças que são obrigadas a trabalhar crescem em ambientes ricos em jogos, brincadeiras e estudos.
As alternativas INCORRETAS estão contempladas em:
I e II apenas;
II, III e V apenas;
I, II, III, IV e V;
IV e V apenas;
apenas a III;
Ao ler o capítulo 2 do livro Expressão Ludocriativa, o autor nos afirma que “através da evolução de nossa sociedade, uma nova função educativa se faz sentir como necessária: a animação lúdica”.
Nesse sentido, leia as alternativas a seguir, e indique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I - Nessa função, os jogos são vistos a partir de uma perspectiva educativa que deve ser assegurada à criança pela sociedade.
II - Os jogos são um meio de crescimento durante a primeira infância: a criança constrói suas relações com o meio ambiente, assim como também descobre a si mesma. Com isso, os jogos asseguram à criança a estimulação do funcionamento fisiológico tanto quanto do desenvolvimento de um ser inteligente.
III - A animação lúdica convida a criança a ocupar um espaço de diversão em vez de ser reduzida à administração de brinquedos. Com isso, o autor considera essa concepção mais criativa em relação à criança que cresce.
IV - Quanto mais a criança tem tempo de jogar, mais aumenta a riqueza de seus comportamentos; ao contrário, quanto mais rapidamente ela entra em uma normatividade, menos tempo terá para desenvolver uma inteligência criativa.
V - A criança, em sua natureza, não espera senão jogar. Nesse sentido, uma das formas de propor um trabalho educativo que considere a sua natureza é incentivar a criança em movimento para que esta se sinta sujeito do espaço e do fazer a partir das brincadeiras e dos jogos.
A sequência correta está contemplada em:
F - V - V - V - F
...