Pedagogia Didática
Exames: Pedagogia Didática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatamiroxi • 30/9/2013 • 365 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Texto
A teoria dos campos conceituais, desenvolvida por Vergnaud (1993), “indica uma consistente proposta didática para o problema da construção do significado do saber escolar, com a participação efetiva do aluno no processo cognitivo” (PAIS, 2002a, p. 13). Um dos aspectos relevantes desta teoria é o destaque dado ao tratamento do saber escolar, que se encontra entre o saber do cotidiano e o saber científico. Deste modo, esta teoria permite atribuir aos conceitos um significado de natureza educacional, de modo que a educação escolar não permaneça na dimensão empírica do cotidiano, tão pouco se perca no isolamento da ciência pura. O conhecimento se constitui e se desenvolve no tempo em interação adaptativa do indivíduo com as situações que experiência, de modo que os conhecimentos anteriores que este aluno tem são relacionados e incorporados à nova situação, a um conhecimento novo.
Caminhando nesta mesma direção, observamos que a teoria das situações didáticas formulada por Brousseau, faz referência para o processo de ensino aprendizagem matemática em sala de aula, visando realizar uma educação mais significativa para o aluno, de forma que o conhecimento esteja realmente vinculado a sua promoção existencial.
Esta teoria reflete sobre a forma com que podemos conceber e apresentar ao aluno o conteúdo matemático, considerando um desafio, tendo em vista a especificidade do saber matemático. Deste modo, uma das questões primordiais do vínculo da apresentação do conteúdo com a realidade do aluno é a forma de apresentação do conhecimento num contexto que proporcione ao aluno um verdadeiro sentido, pois, quando este conteúdo é apresentado isoladamente, torna-se desprovido da verdadeira expressão educativa. Assim, a forma didática com a qual o conteúdo é apresentado ao aluno influencia fortemente o significado do saber escolar matemático que este terá.
Assim, as supracitadas teorias, ao enfatizarem, no seu cerne, a função pedagógica dos problemas, levam à concepção do conhecimento como uma sucessão de adaptações que o aluno realiza sob a influência de situações que ele vivencia na escola e na vida cotidiana. Estes problemas estão relacionados com os chamados espaços de situações problemas, que facilitam ao aluno na formação de conceitos e o levam à percepção das conexões que se estabelecem entre estes, conduzindo-o para uma efetiva aprendizagem significativa dos conteúdos.
...