Pedagogia Empresarial
Dissertações: Pedagogia Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ligiapatriciol • 14/7/2014 • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 563 Visualizações
Introdução:
Este artigo fundamenta-se em várias leituras sobre Pedagogia Empresarial e Administração de Recursos Humanos que fala sobre Gestão de Pessoal, desta forma verificar de como é realizado a administração e capacitação dos servidores públicos na Prefeitura Municipal de Betim – MG. Ela é constituída por 14 mil servidores públicos e o prédio se divide em vários órgãos municipais para atender com serviços públicos a toda comunidade de modo que atenda as necessidades do cidadão.
O pedagogo empresarial vem com intuito de ajudar a organizar esses órgãos públicos e trazer um melhoramento no desenvolvimento do servidor público. As organizações constituem-se de pessoas e dependem delas para atingirem seus objetivos e cumprir sua missão. Ao ver das pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar seus objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito. As organizações surgem então, para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto. Sem organizações e pessoas inexistiria a Gestão de Pessoas (CHIAVENATO, 2008).
O Recursos Humanos tem que ser responsável por toda a infra-estrutura oferecida ao servidor público para que possa desempenhar bem a sua função. Desta forma que delimitei o tema pedagogo empresarial na gestão pública para me informar em qual área ele trabalha como ele administra e quais os instrumentos necessários para ser utilizado nos setores no âmbito da gestão de pessoal visando atender a realidade de todos.
LOPES, 2008 Cita:
O homem é o patrimônio vivo da empresa, é o conhecimento, a inteligência e a alma da organização.
A empresa e o funcionário têm que andar lado a lado, pois tanto a empresa quanto o funcionário tem necessidades especificas, então o pedagogo há de conseguir mudança de comportamento com o objetivo definido de melhorar a produtividade instruindo e com processo educativo provocando mudanças comportamentais positivas na aprendizagem, otimizando na formação da personalidade, produtividade e qualidade de vida.
A contribuição do pedagogo é grande e de suma importância para a organização, pois ele é o intermediador da empresa – funcionário com processos de especializações
na área de formação profissional e educacional ligados ao desenvolvimento e aprendizagem continuada.
Desenvolvimento
2.1 Administração Recursos Humanos
O departamento de recursos humanos é onde se trabalha a parte humana da empresa todas as suas ações estão ligadas às necessidades dos funcionários, portanto, esta administração no setor público é fundamental para a contribuição e desenvolvimento obtendo resultados satisfatórios entre funcionário e a organização a que pertence. Assim, colaborando com várias atividades e planejamentos a respeito do comportamento humano.
De acordo com CHIAVENATO, 2009. P.09 O RH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. Então o pedagogo empresarial trabalha na necessidade de investir, motivar o colaborador, seu olhar é voltado para as mudanças comportamentais e aperfeiçoamentos cumprindo metas e estabelecendo objetivos.
O procedimento para ser utilizado é facilitar a aprendizagem do funcionário e capacitar de forma construtiva visando e respeitando as diversidades planejando e adquirindo conhecimentos e desenvolvimentos profissionais e pessoais. Valorizando a qualidade de vida obtendo uma construção e transmitindo sua gestão humanizada e transformadora beneficiando ambos.
Portanto, o pedagogo irá administrar a capacitação, ampliação de colaboração de o funcionário manter, proporcionar e solucionar problemas nos aspectos sociais, educacionais e profissionais na organização. Como a educação é um processo de formação da personalidade humana, durante toda sua vida, através do desenvolvimento humano o RH faz essa ponte entre empresa e funcionário, o pedagogo vai intermediar no processo de ensino aprendizagem. Ele é encarregado de direcionar e aplicar de forma positiva e reflexiva a pratica profissional e os interesses pessoais transformando a realidade que os cerca.
Por isso existe a Gestão de Pessoal através do ensino educacional irá transmitir sua gestão e formação humanística e técnica para o desenvolvimento pessoal e profissional.
2.2 A Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Betim
A missão da DDP é oferecer serviços pertinentes á gestão de pessoas com vistas á consecução dos objetivos organizacionais e a manutenção de pessoal motivado e capacitado para prestar eficazmente os serviços á população.
A DDP é divida em setores como a SERSE – Seção de Recrutamento, Seleção e Estágio é responsável pela contratação de servidores públicos e estagiários através de concursos públicos e contratos, remanejamento de pessoal. O SAS – Setor de Atenção ao Servidor tem a função de desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde do servidor tendo em vista a saúde integral e minimizar os fatores que possam prejudicar a capacidade laborativa e produtiva bem como a qualidade de vida do servidor público. A SDGAP – Seção de Desenvolvimento Gerencial e Aperfeiçoamento Profissional é responsável pelos eventos, palestras, workshops e cursos profissionalizantes, assim junto á Escola de Formação do Servidor Professor Cleno Vicente de Ramalho desenvolve atividades que favoreçam a formação continuada do servidor e proporcione um ambiente de trabalho saudável e dinâmico. Sempre no intuito de surpreender os anseios desses profissionais.
Este organograma é a estrutura de divisão na DDP
...