TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Intervenção

Ensaios: Pedagogia Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NASDIFICULDADES

DE APRENDIZAGEM

RESUMO

A dificuldade de aprendizagem é um tema vivenciado diariamente por educadores em sala de aula e que mobiliza a atenção para a existência dos alunos que frequentam a escola e apresentam problemas de aprendizagem, considerando que quando uma criança ingressa na escola, sua primeira tarefa explícita é “aprender” e embora se espere que esta mesma criança aprenda, nem sempre tal expectativa tanto de professores quanto pais são positivas, já que, principalmente os pais e a própria criança, não têm razão para duvidar do sucesso da mesma nessa aprendizagem. No entanto, nem pais, nem professores deixam de considerar que a “aprendizagem” depende de habilidades particulares que exigem da criança a atenção dos aspectos ligados à dificuldade em questão (que são muitas), e que serão mencionadas no decorrer deste trabalho. Também é necessário rever teorias, repensar práticas pedagógicas e conceber a importância de Psicopedagogo no processo de aprendizagem, como de extrema relevância, pois suas intervenções significativas podem mudar o contexto educacional em relação à problemática.

Palavras-Chave: Dificuldades de Aprendizagem, Diagnóstico e Intervenções.

INTRODUÇÃO

Esse estudo abordou em um primeiro momento as definições acerca da aprendizagem, enfocando conceitos e problemas que a envolve. Em um segundo momento a ênfase recaiu sobre definições precisas quanto à dificuldade de aprendizagem. Após, foi tecido discussões sobre os distúrbios de aprendizagem, e, por fim, consideremos a hipótese de que confusões têm sido feitas pelos professores em relação aos distúrbios e dificuldades de aprendizagem.

Mas muito mais do que isso, o objetivo principal desse trabalho se resume em fornecer ao meio acadêmico um estudo sintético e didático a fim de deixar claro como ocorre o processo de aprendizagem na criança, considerando os conceitos e problemas que o envolve, assim como a dificuldade de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem, sempre pontuando a diferença entre ambos.

Em suma, repensar o processo de aprendizagem não se esgota por si só, é preciso, antes de tudo, repensar também a prática docente, a atuação do psicopedagogo. Assim, a intervenção pedagógica assume um grande papel reflexivo e desafiador. Logo, buscar garantir ao aluno mais que seu acesso à escola, exige, dentre várias vertentes, conceber e reverter novas metodologias de trabalho que possibilitem o sucesso naquilo que todo aluno tem direito: a verdadeira aprendizagem. É com esta problemática cercada de contradições, que a investigação ora proposta deve ocupar-se.

Esta pesquisa contribuirá para uma reflexão sobre a maneira de se tratar a dificuldade de aprendizagem no processo dos alunos. Pretende-se também criar ambiente estimulador que ative os seus esquemas de pensamento, além de mostrar a importância do Psicopedagogo como agente nesse processo.

A partir disso pode-se apreender que uma criança é apresentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com