Pedido de indemnização
Tese: Pedido de indemnização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kaiquecalixto • 20/8/2014 • Tese • 612 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
A peça a ser elaborada consiste em uma ação condenatória com pedidos de obrigação de fazer e de indenizar.
Não cabe mandado de segurança pelas seguintes razões:
1) É inviável a postulação de perdas e danos.
2) Inexistem autoridades coatoras no enunciado.
3) Haveria necessidade de produção de provas testemunhal e pericial para aferição dos danos e do risco de vida.
Tendo em vista o pedido no sentido de obter remoção e internação em hospitais municipais, estaduais ou federais próximos, devem integrar o polo passivo o Município ABC, o Estado “X” e a União. Logo, o juízo competente para processar e julgar a demanda será uma das varas federais da seção judiciária de “X”.
É importante que o examinando destaque que o autor da ação é José, o qual é representado por seu pai, tendo em vista sua momentânea incapacidade absoluta.
O pedido de obrigação de fazer refere-se à remoção de José para hospital que possua CTI, a correspondente internação e o fornecimento de tratamento adequado, em hospital municipal, estadual ou federal, tendo em vista a solidariedade dos entes federativos na prestação de serviços de saúde, com base no Art. 196, da Constituição da República.
Diante da extrema urgência do caso, e da possibilidade de dano irreversível, o examinando deverá pleitear a antecipação de tutela, para que seja realizada a imediata internação do autor.
O pedido de indenização (exclusivamente em face do Município) refere-se aos danos morais sofridos por José em decorrência da conduta ilícita praticada pelos servidores municipais que trabalham no hospital municipal, com fulcro no § 6º, do Art. 37, da Constituição da República.
O enunciado deixa claro que o pai de José procura advogado com o intuito de obter não apenas a remoção de seu filho, mas a reparação por danos morais sofridos no hospital municipal.
Distribuição dos Pontos
Quesito Avaliado
Valores
Endereçamento da petição inicial: Vara federal da seção judiciária de “X”
0,00/0,10
Qualificação das partes: (0,20 para cada item)
José / representado por Adamastor / Município ABC / Estado “X” / União.
0 0,00/0,20/0,40/0,60/0,80/1,00
Pedido de gratuidade de justiça: preenchimento dos requisitos contidos no Art. 4º, da Lei n. 1.060/50.
0,00 / 0,10
Fundamentação para a pretensão de obrigação de fazer:
1. Direito à internação e ao fornecimento de tratamento de saúde adequado, com base no Art. 196, da Constituição da República (1,0);
2. Pleito de reconhecimento de solidariedade entre o Município, o Estado e a União (0,50);
0,00/0,50/1,00/1,50
Fundamentação
...