Perfuração De Petróleo
Trabalho Escolar: Perfuração De Petróleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hugoewaadwaerwzs • 12/3/2014 • 274 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Etapas da perfuração de poços de petróleo e equipamentos utilizados:
Antes de se iniciar a perfuração propriamente dita, é feita uma análise no solo, para então se chegar à localização correta da extração.
A torre de extração irá iniciar a primeira fase acoplando à coluna de perfuração uma broca específica para cada tipo de solo (cada etapa da perfuração tem o comprimento dos risers postos nela), posicionando, no espaço perfurado, o primeiro tubo de revestimento (riser). Em seguida, é introduzido cimento no interior do tubo, que retornará pela parte de fora (posicionada entre a parede do poço e a parede do riser). Este procedimento é chamado “cimentação do poço”; junto à broca é liberado um líquido (fluído de perfuração) que tem como principal finalidade manter as partículas sólidas em suspensão e lubrificar a coluna de perfuração.
Em seguida, o sistema de segurança do poço, o BOP – um conjunto de válvulas que permite fechar o poço, desviando os influxos para os tanques de lama para impedir que os fluídos das formações atinjam a superfície de maneira descontrolada, ocasionando assim o blow out –, é posicionado na cabeça do poço (inicio do riser). O processo de perfuração e cimentação é repetido até que se chegue à jazida de petróleo, onde se inicia o trabalho com o tubo flexível que liga o poço até a plataforma de extração.
Com o término dos trabalhos de perfuração, o BOP é substituído pela “árvore de natal” (secas ou molhadas) que é o nome dado ao conjunto de válvulas instalado em poços de exploração de petróleo e gás natural que regula a produção desses hidrocarbonetos, iniciando assim a fase de extração.
...