Pericia Contabil
Pesquisas Acadêmicas: Pericia Contabil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kILDETE • 13/5/2014 • 2.357 Palavras (10 Páginas) • 358 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução ..............................................................................................................3
Perícia Contábil .......................................................................................................4
Qualidades de um perito...........................................................................................5
Laudo pericial ..........................................................................................................6
Fraudes em Contabilidade ......................................................................................12
Considerações Finais...............................................................................................13
Referências bibliográficas.......................................................................................14
Introdução
Seja pela globalização da economia, seja dos mercados, a necessidade do conhecimento do profissional para o século XXI, ajustou a visão distorcida do especialista puro, exigindo que o homem tenha conhecimentos sobre todas as áreas que afetam sua especialidade.
Neste sentido, a Contabilidade, sendo uma ciência social, requer do Contador conhecimentos gerais – diferente da expressão conhecimento profundo –de todas as ciências que se inter-relacionam, traduzindo-se em necessário domínio da matemática, especialmente a financeira, de noções de economia, direito, lógica e outras.
O Contador deve fazer parte desse mundo novo, pesquisando, atualizando-se e sendo competente e ético com seus clientes na sociedade em geral.
A pericia contábil é realizado pelo profissional de contabilidade. É na realidade, uma das atividades exercidas pelo contador da mais alta relevância e que exige uma imensa ágama de conhecimentos, não só da própria contabilidade, como também de outras ciências afins, alem de uma atitude ética irrepreensível.
O contador, quando no exercício da função de perito tem a obrigação de evidenciar todos os esforços possíveis em busca da veracidade dos fatos, transcrevendo no Laudo Pericial os resultados que obteve do exame realizado, procurando agir sempre com o máximo de independência e absoluta ética.
A perícia contábil é uma atividade ou função nunca pode ser encarada como profissão. Há ainda muitos problemas e obstáculos a serem vencidos pela classe contábil para que a perícia contábil, principalmente, a judicial possa ser executada com maior rigor cientifico e técnico. Dentre desses problemas, um dos maiores é a remuneração do perito.
Perícia Contábil
Perícia contábil é a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião, mediante questão proposta.Para tal opinião realizam-se exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações,arbitramentos, em suma todo e qualquer procedimento necessário à opinião.
Conceitualmente, a perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e ou parecer pericial contábil, elaborado em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, assim como pela legislação específica pertinente.
O laudo pericial contábil e ou parecer pericial contábil têm por limite os próprios objetivos da perícia deferida judicialmente ou então contratada.
A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial ou então a arbitral, é de competência exclusiva de contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade.
Nos casos em que a legislação admite a perícia interprofissional, aplica-se o item anterior exclusivamente às questões contábeis, segundo as definições contidas em Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade.
As normas baixadas pelo CFC aplicam-se ao perito-contador em Juízo, ao contratado pelas partes para a perícia extrajudicial ou ao escolhido na arbitragem; e, ainda, ao perito-contador assistente indicado ou contratado pelas partes.
Metodologia usada em perícia contábil
O método depende sempre do objeto que se examina, e o método básico da perícia contábil é o analítico de maior abrangência, visando à confiabilidade da opinião, como prova que deverá ser para terceiros, pois é necessário:
Identificar-se bem o objetivo;
Planejar competentemente o trabalho;
Executar o trabalho baseado em evidências inequívocas, plenas e totalmente confiáveis;
Ter muita cautela na conclusão e só emiti-la depois de que se esteja absolutamente seguro sobre os resultados;
Concluir de forma clara, precisa, inequívoca.
Qualidades de um perito
O profissional que excuta a perícia contábil precisa ter um conjunto de capacidades, que são suas qualidades:
• Legal;
• Profissional;
• Ética;
• Moral
A capacidade legal é a que lhe conferem o título de bacharel em Ciências Contábeis e o registro no Conselho Regional de Contabilidade.
A capacidade profissional é caracterizada por:
• Conhecimento teórico da contabilidade;
• Conhecimento prático das tecnologias contábeis;
• Experiências em perícias;
• Perspicácia;
• Perseverança;
• Sagacidade;
• Conhecimento geral de ciências afins á Contabilidade;
• Índole criativa e intuitiva.
“O perito precisa ser um profissional habilitado, legal, cultural e
...